Patricia Finotti

Durante os três dias do Congresso Internacional de Odontologia de Goiás – CIOGO 2019, que acontece de hoje até dia 14 deste mês, dentre as diversos cursos e palestras que serão apresentados, o tema Odonto Hospitalar, é um deles. De 12 a 14 de setembro, cursos relacionados a esse tema estão sendo preparados por profissionais da área, e também por médicos, fisioterapeutas e da enfermagem.

Na quinta, 12,as 9 horas a cirurgiã dentista Dra. Camila de Freitas ministra a abertura do módulo, com o curso Avanços tecnológicos da Odontologia Intensiva. A odontóloga ainda ministra o curso Como o dentista pode salvar vidas de crianças em situação de risco, juntamente com Dr. Durval Pedroso, na sexta, à tarde, dentro do módulo Odontopediatria.

UTI Cênica – Com o intuito de chamar a atenção para a importância do cirurgião-dentista em um hospital, mais uma vez um espaço foi organizado como uma Unidade de Tratamento Intensivo – UTI. Montada em um estande, tem como objetivo mostrar como funciona a sua monitorização, equipamentos e equipe multiprofissional envolvida no atendimento ao paciente.

De acordo com a Dra. Camila de Freitas, organizadora deste espaço, desde o CIOGO 2015 acontece essa iniciativa no congresso aqui. “Entendemos a importância do profissional de odontologia como intensivista, a sua atuação está ligada à prevenção da sepse, uma vez que a boca é uma porta de entrada para infecções. Muitas vezes o paciente que está na UTI, com uma determinada doença, pode também ter alguma infecção bucal. Assim, é imprescindível que o profissional de odontologia faça o acompanhamento desse paciente, para eliminar qualquer infeção bucal que possa atingir a corrente sanguínea, provocando outros problemas de saúde, mais graves.” esclarece a odontóloga.

A UTI Cênica é uma parceria entre Associação Brasileira de Odontologia Goiás – ABO Goiás, Associação Brasileira de Medicina Intensiva – AMIB, Sociedade de Terapia Intensiva do Estado de Goiás – Sotiego, Hospital Alberto Rassi – HGG e OralMED.

Camila de Freitas integra o grupo OralMed e o departamento de Odontologia da AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira, juntamente com mais cinco membros da área odontológica de todo o país. É presidente da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar do Conselho Regional de Odontologia de Goiás – CROGO e também do Departamento Odontologia Hospitalar da SOTIEGO. É professora do curso de pós graduação da ABO Goiás Odontologia Hospitalar e Atendimento a Pacientes Sistemicamente Comprometidos. É Responsável pelo Serviço de Odontologia Hospitalar do Instituto de Neurologia de Goiânia, sendo também Diretora do Departamento de Odontologia da Sociedade de Terapia Intensiva do Estado de Goiás. Além, de Goiânia, ela ministra palestras e aulas sobre área em diversos estados do país.

CIOGO 2019 – O Centro de Convenções de Goiânia recebe de 11 a 14 de setembro, mais uma edição do Congresso Internacional de Odontologia de Goiás, realizado pela Associação Brasileira de Odontologia – Seção de Goiás – ABO Goiás.

Com mais de 35 anos de tradição, o congresso teve sua primeira edição em 1980 e, desde então, cresceu com grande força e reconhecimento da comunidade odontológica. Foram mais de 9 mil participantes em cada uma de suas últimas três edições. Nesta 20ª edição, já consolidado como um megaevento, sendo o segundo maior congresso de odontologia do país.