Em comemoração aos 15 anos da Companhia Teatral Oops!.. e com patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes, o projeto “Oops!.. 15 anos” busca compartilhar suas experiências através das apresentações dos sete (7) espetáculos do seu repertório e também de (5) cinco ações formativas, desenvolvidas por meio de treinos e laboratórios sistemáticos de criação e aprimoramento cênico, visando ao aperfeiçoamento técnico dos trabalhos cênicos realizados pelo grupo.

Mateus e Mateusa_Rua_Gilson P Borges (3)

Oops!.. 15 anos é apenas um recorte da nossa história. Cada espetáculo e oficina mostram um pouco dos diferentes processos que constroem a identidade do grupo teatral, com suas devidas particularidades, suas semelhanças com outras experiências e, principalmente, traz à luz um sistema de trabalho calcado em experiências concretas, com métodos definidos e vocabulário próprio.

Desde o ano 2000, a Oops!.. tem traduzido seus anseios por meio de suas peças teatrais, partindo de três eixos principais que nortearam a pesquisa de linguagem do grupo: Clown, Contemporâneo eFarsesco. Estes eixos traduzem os diferentes meios pelos quais a Oops!.. sistematiza o processo criativo, determinando tanto a temática dos espetáculos quanto sua estética, em método de trabalho caracterizado pela Construção em Processo e pela necessidade de expressão dos próprios anseios e pensamentos através do Teatro, comunicando com diferentes técnicas e teorias, no intuito de encontrar seu próprio método de criação, intitulado Teatro que É.

O projeto começa suas atividades em julho, com as Ações Formativas (realizadas em parceria com o SESC Goiás), que irão acontecer na primeira e na segunda semana do mês. As inscrições já estão abertas e deve ser feitas presencialmente na unidade do SESC Centro, que fica na rua 15, esquina com a rua 19, no centro de Goiânia. A programação completa, com todos os espetáculos, oficinas e outras atividades podem ser acessadas através do site: www.ciaoops.com.br
 
Ações Formativas
Oficina de Técnicas Circenses – Francisco Nikollay
Data: 04 a 08 de julho (segunda a sexta)
Horário: 09h às 11h
Idade: a partir de 16 anos
25 vagas
Sinopse: A Oficina de Técnicas Circenses busca desenvolver um panorama das diversas técnicas que compõem a linguagem circense e da multiplicidade de possibilidades que um artista circense deve possuir, trabalhando a partir das técnicas de acrobacias aéreas e de solo, além de técnicas de malabarismo.
Oficina de Teatro para Crianças – Sol Silveira
Data: 04 a 08 de julho (segunda a sexta)
Horário: 09h às 11h
Idade: de 07 a 12 anos
25 vagas
Sinopse: O Jogo Teatral é uma importante ferramenta no desenvolvimento da criatividade e da imaginação da criança. A Oficina de Teatro para Crianças busca aprimorar, por meio do jogo teatral, diferentes aptidões cênicas, bem como desenvolver atividades psicossomáticas, promovendo a interação e o despertar do lúdico, além de desenvolver noções básicas da técnica teatral e de elementos da encenação.
Oficina de Teatro Contemporâneo – João Bosco Amaral
Data: 04 a 08 de julho (segunda a sexta)
Horário: 19h às 21h
Idade: a partir de 18 anos
25 vagas
Sinopse: A Oficina de Teatro Contemporâneo visa a proporcionar ao aluno/ator o contato com as técnicas teatrais contemporâneas, essenciais para a formação do artista cênico, além de estabelecer relações com grandes teóricos do Teatro, como Stanislávsky, Artaud, Kantor, Barba e Burnier, entre outros, buscando ampliar o leque de possibilidades e trazendo à tona diferentes técnicas teatrais contemporâneas, tendo o processo de pesquisa e criação da Cia. Teatral Oops!.. como eixo norteador e o método Work in Progress como ponto de partida do entendimento da criação cênica contemporânea
Oficina de Expressão Corporal – Gustavo Silvestre
Data: 11 a 14 de julho (segunda a quinta)
Horário: 18:30h às 21:00h
Idade: a partir de 16 anos
25 vagas
Sinopse: A Oficina de Expressão Corporal tem por objetivo principal compartilhar a linguagem do corpo e suas possíveis expressões e comunicações, através de alguns elementos técnicos da expressão corporal e da ação física, instigando a imaginação e sensibilização por meio do corpo, em suas possibilidades e potencialidades criativas.
Oficina de Literatura Dramática – João Bosco Amaral
Data: 11 a 14 de julho (segunda a quinta)
Horário: 19h às 21:30h
Idade: a partir de 16 anos
25 vagas
Sinopse: Na Oficina de Literatura Dramática, serão estudadas as peculiaridades estruturais do texto teatral, buscando entender as especificidades da linguagem do Teatro, além de ser apresentado um breve panorama do percurso histórico e crítico das transformações cruciais ocorridas com a escritura dramática, partindo de textos clássicos até chegar a obras contemporâneas.
 
Mostra do Repertório
ARRUDA COM ALECRIM
Dia: 24/07 (domingo)
Horário: 10h
Local: Parque Flamboyant
Sinopse: O espetáculo tem como cenário uma pequena cidade do interior de Goiás e narra a história de duas famílias que, separadas pelo poder e a pobreza, unem-se através do amor proibido de seus filhos. Mariquinha, a menina princesa, e Zezinho, o filho do sapateiro, vivem amor semelhante ao de Romeu e Julieta. No decorrer da trama, vamos conhecendo as personagens, as quais foram inspiradas nos arquétipos do regionalismo goiano, como o “caipira”, o “coronel” e as “comadres”, entre outros. Percebe-se a “goianidade” através do sotaque brejeiro e sertanejo, bem como nas modas de viola, no fole da sanfona e nos elementos da cultura popular.
DESAMOR
Dia: 07/08 (domingo)
Horário: 17h
Local: Parque Campininha das Flores
Sinopse: Desamor narra a história do jovem Cândido, que se apaixona à primeira vista pela exuberante Anita, a qual nutre sentimento recíproco por seu amado. Porém, o amor não deixa sobreviventes, e Anita vê-se impelida a abandoná-lo, em busca de conhecer a si mesma e ao mundo, e Cândido nada faz para impedir a partida de sua amada. Daí, então, seu coração e sua existência tornam-se um vazio tão imenso quanto um deserto, seco e árido, sem sentido. É, então, que Cândido resolve partir em busca de sua amada, em uma jornada que o levará a um mundo desconhecido, habitado por seres fantásticos.
PEQUENO PRÍNCIPE
Dia: 21/08 (domingo)
Horário: 10h
Local: Bosque dos Buritis
Sinopse: Três clownscontam, a partir do improviso, gagues e da música, a clássica história do Pequeno Príncipe, de maneira bem divertida e com inserções de muito humor nas criações de cada personagem. A participação ativa do público é o tempero principal do espetáculo, despertando o lúdico de forma criativa e ativa, estimulando a imaginação.
MATEUS E MATEUSA
Dia: 11/09 (domingo)
Horário: 17h
Local: Parque Vaca Brava
Sinopse: Mateus e Mateusa coloca em cena um divertido casal idoso, que, após 50 anos de união, vive em pé de guerra. Cansados um do outro, acusam-se mutuamente de abandono. De um modo quase farsesco, a peça aborda em cena a convivência familiar, suas relações, o consumismo e a futilidade.
GATO PRETO
Dia: 22/09 (Quinta)
Horário: 20h
Local: Teatro SESC Centro
Sinopse: Annabela é uma mulher de natureza extremamente sensível e delicada, esposa exemplar e especialmente afeiçoada aos animais. Contudo, torna-se uma pessoa irritável, sombria e apática, sem muita simpatia por animais ou pelo próprio marido, frente a um repentino horror desencadeado por sucessivos acontecimentos que a fazem crer que o seu gato, chamado Plutão, possui algo de sobrenatural, uma certa maldição do Gato Preto.
OLHO
Dia: 23/09 (Sexta)
Horário: 20h
Local: Teatro SESC Centro
Sinopse: Iago dá seu depoimento, fazendo com que o interlocutor (neste caso, os espectadores) assuma o papel de testemunha da sua história. Para provar que está falando a verdade, ele conta os detalhes do crime que cometeu, procurando exaltar sua serenidade e lucidez. Adaptação de “Coração Delator”, de Edgar Allan Poe, Olho é um espetáculo que busca manter a essência narrativa do conto, ressaltando toda a atmosfera “noir”, “policial” e de “terror” que o romântico Allan Poe propõe na maior parte de suas obras. Para isto, juntaram-se ao texto inicial trechos de algumas obras de autores como Artaud, Shakespeare e Bacon.
ENCANTOS
Dia: 24/09 (sábado)
Horário: 17h
Local: Teatro SESC Centro
Sinopse: A peça conta a história de uma menina que possui um pássaro como seu melhor amigo. Este pássaro, diferentemente dos demais, não fica preso em uma gaiola e visita sempre a amiga, trazendo os encantos e as histórias de um mundo desconhecido pela garota. O espetáculo, que trata da amizade e da separação, é livremente inspirado no conto “A Menina e o Pássaro”, de Rubem Alves. (Assessoria de Imprensa CIA TEATRAL OOPS!..)

CIA TEATRAL OOPS!..

Fone:  (62) 4141.0500 | 8408.7294 e 8406.0060 [TIM]

Site: www.ciaoops.com.br
Youtube:  http://www.youtube.com/user/CiaTeatralOops
Facebook:  Ciaoops de Teatro

https://www.facebook.com/CiaTeatralOops?ref=hl
Twitter: @ciaoops