Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás adere à Campanha Setembro Amarelo

(divulgação)

Jornalismo Basileu França

Músicos da Orquestra executam canções com mensagens positivas, a fim de levar alegria e esperança às pessoas

No Brasil, o mês de Setembro é destinado à prevenção ao suicídio. A iniciativa é da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Com o slogan “É preciso agir”, o objetivo é conscientizar as pessoas quanto ao risco de suicídio, visando prevenir e reduzir os números de casos existentes a cada ano.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo, a cada 40 segundos é registrada uma morte por suicídio. Além disso, há os casos de tentativa, sendo que a cada três segundos, uma pessoa atenta contra a própria vida. Estimativas apontam a ocorrência de cerca de um milhão de casos, anualmente, no mundo. Somente no Brasil, calcula-se mais de 12 mil casos por ano. Entretanto, esse número pode ser muito maior, já que há a ocorrência de subnotificação, devido a diversos fatores.    

Como principais causas de suicídio, destacam-se: depressão; transtorno bipolar; transtornos mentais e de comportamento, como aqueles causados pelo uso de substâncias psicoativas; transtornos de personalidade, como esquizofrenia; dentre outros. Dessa forma, é extremamente importante a identificação dos fatores de risco, bem como os sinais de alerta para viabilizar a campanha de prevenção.

Estudos indicam que quase 100% dos casos de suicídio estão relacionados a algum transtorno psiquiátrico que não foi identificado ou que não foi tratado de forma adequada. Tendo em vista essa realidade, torna-se cada vez mais relevante a identificação, bem como o tratamento correto de tais transtornos.

Participação da OSJG

Nesse sentido, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), um projeto da Escola do Futuro em Artes Basileu França, que é vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), também tem contribuído com a campanha, buscando levar alegria e esperança às pessoas que passam por momentos difíceis, especialmente agora com a pandemia.

De acordo com o maestro titular e diretor artístico da OSJG, Eliel Ferreira, os músicos fizeram diversas pesquisas sobre a temática e gravaram vídeos, em suas próprias casas, respeitando as normas recomendadas pelos órgãos de Saúde nesse atual momento, executando canções com mensagens positivas. “É um repertório com músicas mais animadoras, com cunho de auto-estima e celebração de vida para dar ânimo para as pessoas. E de uma certa maneira eles estão se envolvendo e ficando mais sensíveis. Eles estão olhando as pessoas com outro caráter, com outros olhos”, afirma.  

Ao todo foram gravados mais de 60 vídeos, com músicas nacionais e internacionais diversas. Dentre elas, estão: Yerterday, The Beatles; Imagine, John Lennon; Meu Abrigo, Melim; Girassol, Priscilla Alcântara e Winderson Nunes; O que é, O que é, Gonzaginha, entre outras. 

O trompetista da OSJG, João Roberto Siqueira Júnior, reforça que a Orquestra aderiu à Campanha Setembro Amarelo, mostrando um pouco de arte, na tentativa de levar acalento e aconchego com as músicas que foram gravadas. “São músicas com temática de paz ou felicidade, para dar apoio a quem, de alguma forma, esteja com dificuldades ou tristezas. Isso muda a percepção de todos nós quanto ao tema, pois faz com que a gente pesquise e tenha uma ideia de toda a importância e mobilização dessa campanha. Sabemos o quanto a solidão e a falta de diálogo interferem de forma negativa na mente das pessoas”, comenta.        

Ao lembrar que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 24 anos, conforme divulgação da OMS, João Roberto enfatiza a importância de uma orquestra jovem participar da ação. Nada melhor que a mobilização de uma orquestra jovem para ressaltar a importância da campanha. Inclusive, claro, para nós mesmos. Então, de certa forma, contribuímos com a nossa forma de diálogo, através da música, para a conscientização e discussão do tema na sociedade. Sabemos o quanto a música pode influenciar diretamente uma pessoa e desejamos que todos que sejam alcançados com esses vídeos possam sentir esse nosso abraço e apoio”, complementa o músico.

Para a fagotista da OSJG, Ana Carolina Lopes Sampaio, a Orquestra tem como objetivo levar a arte e mostrar a diversidade cultural para a sociedade, por meio da música. “É de suma importância que nós, como músicos, estejamos juntos na luta da campanha de prevenção ao suicídio, pois nesse mês de setembro essa campanha vem para abrir nossos olhos para podermos ajudar aqueles que precisam e valorizar a vida”, pontua.

A jovem comenta ainda sobre o poder de uma canção na vida das pessoas. “A música é o remédio da alma, tudo cura. Levar para as pessoas músicas que motivam e mostrar que vale a pena viver é uma das melhores maneiras de ajudar a todos que estão distantes, nesse momento de isolamento. No entanto, para mim está sendo um desafio gravar os vídeos com essa abordagem, pois temos que buscar letras e músicas que alegram e que abraçam as pessoas. Mas é muito gratificante poder executar melodias que faz a pessoa sentir afeto e valorizar a vida”, ressalta a musicista.   

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS