Andréia Vital / Camila Maxi

O curso, online e gratuito, irá permitir a melhor formação e o aperfeiçoamento de músicos em todo o país, diz o Maestro João Carlos Martins

Pelo Brasil afora, músicos de variadas formações mantém viva a cultura musical em orquestras, bandas ou outras formações de conjunto, mesmo sem acesso às escolas de música ou a um ensino mais elaborado. A grande maioria desses músicos, aprendeu o seu instrumento na sua comunidade, sem jamais passar pelo ensino formal.

Programa de Capacitação de Instrumentistas, resultado da parceria entre os projetos Orquestrando São Paulo e Orquestrando o Brasil, tem como objetivo elevar a qualidade musical dos instrumentistas de orquestras e bandas do país inteiro, principalmente das localidades mais distantes e sem acesso às escolas de música e conservatórios.

Para atender a esse número enorme de músicos que não tem acesso a uma formação adequada e de acordo com as suas necessidades, foram desenvolvidas na primeira etapa 60 videoaulas, ministradas por pelos melhores professores do país, escolhidos entre os integrantes das principais orquestras brasileiras, como a Bachiana Filarmônica, Osesp, Sinfônica do Theatro Municipal, Orquestra da USP entre outras e voltadas para os instrumentos das famílias de cordas, madeiras, metais e percussão, além de canto coral e iniciação musical, através do ensino de flauta doce.

As aulas estarão disponíveis na plataforma digital do projeto semanalmente, a partir de 9 de março de 2021, e poderão ser acessadas em qualquer momento, de forma online e gratuita no portal www.orquestrandobrasil.com.br.

A ação conjunta dos projetos Orquestrando São Paulo e Orquestrando o Brasil vem, desde 2017, apoiando grupos musicais de todo o país e já desenvolveu em parceria com o SESI-SP, outros dois cursos de Técnicas e Boas Práticas para Regentes, fornecendo ferramentas para o crescimento pessoal do maestro e de seus grupos.

Segundo José Roberto Walker, diretor executivo dos projetos, “o Orquestrando dá início com esses cursos a um grande projeto de formação cultural e musical que pretende atingir milhares de instrumentistas de todo o Brasil.”

Para o presidente da Fundação Banco do Brasil, Asclepius Soares – Pepe, a iniciativa, além de oferecer capacitação para os músicos, gera impacto social positivo às famílias e às comunidades, amplificando o acesso a música instrumental e erudita. “É uma forma de sensibilizar, deixar um legado para o futuro, e contribuir com a transformação social por meio da educação musical”, afirma Pepe.

Marcelo Pacheco, diretor de Gestão de Ativos da BB DTVM, afirma que a gestora tem o compromisso de promover as boas práticas ambiental, social e de governança (ASG). “Apoiar projetos como o Orquestrando o Brasil é uma ação alinhada a este compromisso e que permite que cada vez mais crianças e adolescentes tenham suas vidas transformadas e realizem seus sonhos”, diz.

SERVIÇO

Curso de Capacitação para instrumentistas de Orquestras e Bandas

Local: www.orquestrandobrasil.com.br

Data: a partir de 9 de março de 2021

Gratuito

Maiores informações podem ser obtidas através do email: cursos@orquestrandobrasil.com.br