AFG Comunicação

Atividades serão realizadas na Feira Audiovisual, dentro da programação do festival que tem início no dia 8 de outubro

Estão abertas as inscrições para os painéis da 19ª Goiânia Mostra Curtas. As atividades acontecem dentro da programação do festival, durante a Feira Audiovisual, nos dias 9 e 10 de outubro, das 15h às 17h, na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia (GO). Para participar, basta se inscrever gratuitamente, até dia 27 de setembro, pelo sitewww.goianiamostracurtas.com.br.

O primeiro painel, no dia 9, traz o tema “Afinal, que cinema fazemos?”. As discussões serão sobre questões como o que esperar do futuro do cinema brasileiro e se é possível que ele sobreviva sem leis de incentivo e apoios públicos. Mediado pelo produtor Ivan Melo, o painel terá a participação da atriz e diretora Helena Ignez, do diretor Fernando Coimbra e da produtora Rachel Ellis.

No dia 10 de outubro, o painel “A importância dos curtas-metragens e do maior e mais relevante meio de exibição deles: os festivais de cinema” terá a presença da professora e pesquisadora, Ana Paula Ladeira; da diretora da Associação dos Produtores Independentes (API), Cintia Bittar; da cineasta e pesquisadora, Bertrand Lira; e do curador e programador, Marcus Mello. A mediação também ficará a cargo do produtor Ivan Melo.

Segundo a diretora-geral da 19ª Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, estes serão momentos importantes diante do cenário que se vê atualmente. “Precisamos discutir o audiovisual brasileiro, principalmente neste momento em que o setor passa por sérias dificuldades para sua realização, com os cortes de investimentos. Precisamos falar da relevância de nossas produções, do papel dela na economia do País, da necessidade de incentivos, da valorização cultural e das janelas que festivais, como a Goiânia Mostra Curtas, por exemplo, podem abrir para que o audiovisual tenha visibilidade no Brasil e mundo afora”, analisa.

Nesse sentido, uma das questões abordadas para viabilizar projetos e como saída para o mercado audiovisual é a internacionalização de filmes, seja nos trabalhos de coprodução ou busca por fomentos internacionais. A Goiânia Mostra Curtas realiza a Feira Audiovisual, como parte de sua programação e como uma forma de fomentar o mercado com profissionalização, incentivo à capacitação e discussões sobre o setor. No espaço serão realizadas também oficinas, master classes, debate, encontro com realizadores e animadores, laboratório de roteiros audiovisuais e evento de network.

Oficinas e master classes

As oficinas e master classes seguem com inscrições abertas até 17 de setembro pelo site do festival. Após a divulgação dos selecionados, a taxa de validação da inscrição é de R$ 30 para oficinas e R$ 20 para master classes.

De 9 a 11 de outubro, das 9h às 13h, é a oficina A luz e a composição dos quadros na imagem em movimento, com a diretora de fotografia Heloisa Passos, que abordará os princípios básicos da direção de fotografia. Os interessados em conhecer mais sobre direção de séries de TV, tem a oficina do diretor e roteirista, Fernando Coimbra, que acontece de 10 a 12 de outubro, das 9h às 13h.

A produtora Rachel Ellis está à frente da master class sobre coprodução internacional para cinema, nos dias 9 e 10 de outubro, das 10h às 13h. E para falar sobre Pesquisa e Processo, a master class com o artista e cineasta Gabriel Mascaro, no dia 11 de outubro, das 14h às 17h.

O Festival

A 19ª Goiânia Mostra Curtas acontece de 8 a 13 de outubro no Teatro Goiânia, em Goiânia (GO), com presença de cineastas, produtores, pesquisadores, curadores, atrizes e atores, distribuidores, exibidores e representantes do governo, terceiro setor, agências de fomento e o público geral.

O festival é realizado pelo Icumam Cultural e Instituto, que busca outras parcerias junto a empresas, instituições e organizações do terceiro setor para garantir a realização da melhor forma possível. Até o momento, conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual – FSA, Agência Nacional do Cinema – Ancine, Caixa e Governo Federal; e apoio da Unimed, Sesi Go, Sebrae Go, Fecomércio Go e Sesc.

Programação – Painéis

09/10 – 15h às 17h, Sala de Multimídia

Painel: Afinal, que cinema fazemos?

Participantes:

Helena Ignez – Atriz e diretora

Fernando Coimbra – Diretor

Rachel Ellis – Produtora

Mediador: Ivan Melo – Produtor

10/10 – 15h às 17h, Sala de Multimídia

Painel: A importância dos curtas-metragens e do maior e mais relevante meio de exibição deles: os festivais de cinema

Participantes:

Ana Paula Ladeira – Professora e pesquisadora

Cintia Bittar – Diretora da Associação dos Produtores Independentes (API)

Bertrand Lira – Cineasta e pesquisador

Marcus Mello – Curador e programador

Mediador: Ivan Melo – Produtor