Iniciativa da organização De Umbiguinho a Umbigão faz parte da Semana Mundial do Aleitamento Materno e levará informações sobre os aspectos psicológicos às mães atendidas pelo projeto Meninas de Luz, da OVG

 

A organização De Umbiguinho a Umbigão promove nesta quinta e sexta-feira, dias 04 e 05 de agosto, duas palestras voltadas para gestantes e mães do projeto Meninas de Luz, da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). As atividades fazem parte da programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno e vão apresentar, para as mães jovens e adolescentes do projeto, aspectos psicológicos na importância da amamentação, especialmente nos primeiros seis meses de vida do bebê. As atividades serão promovidas no Centro Social Dona Gercina Borges, que fica na Rua Benjamin Constant, nº 239, Campinas, em Goiânia.

Na quinta-feira, dia 04, a fonoaudióloga Marianna Barros focará na questão da amamentação para um público formado por gestantes. A orientação será realizada a partir das 8h30 e concentrará a atenção nos cuidados ao se pegar o bebê e na preparação para o aleitamento materno. Já na sexta-feira, dia 05, a palestra será ministrada pela psicóloga e responsável pela organização De Umbiguinho a Umbigão, Karla Cerávolo. Voltado para mães que já ganharam o bebê, a palestra será realizada a partir das 13h30 e vai apresentar os aspectos psicológicos da amamentação e, também, os impactos da chegada do bebê e suas consequências para a rotina da mulher.

Segundo Karla, a chegada do bebê e a introdução da amamentação no cotidiano da mãe gera uma série de mudanças na mulher, que precisam ser trabalhadas com cuidado. “A amamentação é um período maravilhoso na vida da mulher que reforça o vínculo entre mãe e filho. Mas ela carrega consigo uma responsabilidade muito grande. É uma das fases mais importantes para o bebê, que traz impactos físicos e, principalmente, psicológicos na vida da mulher. Temos desde a mudança da rotina da mãe até a questão das prioridades nos afazeres que ela assume. Então é importante ela estar bem e preparada para cuidar do bebê”, avalia.

Sobre a Semana Mundial do Aleitamento Materno

A Semana Mundial da Amamentação é comemorada desde 1992 por iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, a sigla em inglês), órgão consultivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). No Brasil, a ação é coordenada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

A mensagem da campanha deste ano é de que além de fazer bem à saúde do bebê e da mãe, o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades sociais. Segundo o ministério, a semana é importante pela mobilização social para a conscientização da população e de profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê, e os benefícios que traz para a sociedade e o país. (Voltz Comunicação)

Serviço

Semana Mundial do Aleitamento Materno

Palestras De Umbiguinho a Umbigão / Projeto Meninas de Luz

Datas e horários: 04 de agosto, às 08h30 / 05 de agosto, às 13h30

Local: Centro Social Dona Gercina Borges/OVG – Rua Benjamin Constant, nº 239, Campinas, Goiânia (GO)

Contato: (62) 3201-9501