Ana Carolina Ferreira da Costa

Campanha criada pela DPZ&T toma um rumo inédito na era do isolamento social e primeira live irá ao ar no dia 10 de outubro com Drauzio Varella

A educação é capaz de transformar a vida das crianças. Hoje e no futuro. É por isso que o Itaú Unibanco acredita e investe no Programa “Leia para uma Criança”, que celebra a importância da leitura na primeira infância. Um gesto simples que estimula a criatividade, facilita o desenvolvimento intelectual e pode ajudar a criança a entender e transformar o mundo. Na edição 2020, que marca os 10 anos do projeto, a campanha multiplataforma desenvolvida pela agência DPZ&T ganha um rumo inédito em virtude do isolamento social – uma época em que as lives ganharam espaço no dia a dia dos brasileiros como forma alternativa de entretenimento e conhecimento. Para aproveitar esse novo formato como forma de incentivar a leitura para crianças e proporcionar um momento para reunir toda a família, o Itaú Unibanco apresenta “Live para uma Criança”.

Todos os sábados de outubro, a partir do dia 10 às 16h, a live vai trazer leituras de livros infantis, conversas com especialistas em leitura e muita música para as crianças. Cada livro irá abordar um tema relevante no momento que estamos vivendo: saúde, meio ambiente, empatia e educação. E todos serão lidos por um time especial de convidados. A primeira “Live para uma Criança” conta com a presença do médico e escritor Drauzio Varella e a leitura do livro “Os Superprotetores”, uma homenagem aos profissionais da saúde que trabalham e se dedicam a salvar vidas durante a pandemia. Já confirmaram presenças para as próximas lives: Gaby Amarantos (17) e Gilberto Gil (24). Os nomes da última live (31) serão anunciados em breve.

A apresentação é da atriz Fernanda Rodrigues e da professora e youtuber Flávia Calina. Elas fomentam a interação entre os participantes, o público na internet e um convidado do Itaú Social com o uso da hashtag #LivedoLeia. Todas as lives serão exibidas no Facebook e YouTube oficiais do Itaú Unibanco, assim como no canal de Flávia Calina. Cada uma delas destacará três blocos: leitura, conversas e um conteúdo especial produzido pelo Palavra Cantada interpretando músicas conectadas com o tema das lives.

A iniciativa do “Leia para uma Criança”, vencedora do Prêmio Jabuti em 2019, faz parte do programa Itaú Criança, do Itaú Social, e integra uma das causas que o Itaú Unibanco apoia, a da Educação. A campanha que conta também com a distribuição gratuita de livros, frisa o quanto é importante a leitura de um adulto para uma criança e a participação da família para a educação de seus filhos desde a primeira infância.

“A cada ano temos ampliado o alcance e a experiência do Leia através do uso da tecnologia, a criação do “Live para uma criança” foi um passo importante do banco neste sentido. A leitura tem diferentes impactos na vida das pessoas e desde o começo da campanha há 10 anos, seguíamos reforçando este conceito, de que a leitura é empoderadora e muda vidas. Hoje, chegou nosso momento de efetivamente mostrar seu poder de transformação, relacionando temas atuais a livros infantis “, comenta Eduardo Tracanella, diretor de Marketing Institucional e Atacado do Itaú Unibanco.

Na campanha da DPZ&T, o foco será 100% em ambiente digital, com filmes e conteúdo para rede sociais. A assinatura é “Quando você lê para uma criança, ela pode entender melhor o mundo e mudar o mundo para melhor”, mas agora com exemplos práticos desse conceito, trazidos pelo “Live para uma Criança”, em que assuntos da atualidade ganharão um olhar lúdico. Um filme destacando as lives já está no ar nos canais do Itaú Unibanco nas redes sociais. Assista aqui (http://www.youtube.com/watch?v=6HEAs1rleDU&feature=youtu.be).

“2020 está sendo especial por vários motivos e, no meio de tantas mudanças, a gente acredita que os livros podem fazer a diferença. Neste ano, em que as crianças ficaram em casa, a campanha celebra os 10 anos do projeto com um formato 100% digital. De uma maneira divertida e interativa, as leituras de histórias nas lives formarão experiências transformadoras para crianças e adultos. Vamos mostrar que não existe isolamento para a imaginação.”, afirma Rafael Urenha, CCO da DPZ&T.

Estante Digital
O programa Leia para uma Criança conta ainda com um acervo de 16 livros digitais e gratuitos no site www.euleioparaumacrianca.com.br, inclusive os que serão lidos nas lives. Os livros também podem ser solicitados no WhatsApp (pelo número 11 98151-1078). A iniciativa já distribuiu mais de 7,8 milhões de exemplares pelo aplicativo de mensagens. Importante apenas destacar que não é recomendada a exposição de telas para crianças abaixo dos dois anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Grandes números do Leia para uma Criança – 10 anos
· 57 milhões de livros distribuídos
· 53,4 MM de livros distribuídos para pessoas físicas
· 3,6 MM de livros distribuídos para escolas públicas e redes de ensino de municípios de alta e muito alta vulnerabilidade
· 7,8 milhões de livros digitais enviados pelo Whatsapp
· 26 títulos físicos disponibilizados
· 16 livros digitais disponíveis na estante virtual em www.euleioparaumacrianca.com.br