A atividade será promovida pelo Comitê Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno de Goiás, em parceria com a Rede Estadual de Bancos de Leite Humanos, no dia 19 de maio

O Comitê Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno de Goiás, em parceria com a Rede Estadual de Bancos de Leite Humanos,realizará nesta sexta-feira (19), uma ação para motivar a doação de leite humano. A atividade acontecerá das 13h às 19h30, na praça de alimentação do Passeio das Águas Shopping. O evento marca o Dia da Doação de Leite Humano, comemorado na mesma data.

Segundo a organizadora do evento, Renata Machado, a campanha visa aumentar o estoque de leite para alimentar os bebês que estão em UTIs (Unidade de Tratamento Intensivo). “Nós queremos sensibilizar a população sobre a importância do ato de doar, são muitas crianças que precisam. Sem leite o recém-nascido sofre muito e as mamães também”, afirma Renata.

Ainda de acordo com Renata, o estado de Goiás conta hoje com cerca de 100 doadoras, que juntas doam 200 litros de leite materno por mês. A quantidade de arrecadação ainda é pequena para atender quase 200 crianças.

O evento também será um momento de confraternização das mamães doadoras e todos os colaboradores dos postos de coleta da capital. No dia da atividade serão distribuídos panfletos informativos, terá palestras, rodas de conversas, entre outras atividades. As futuras doadoras vão poder se cadastrar e receber todas as informações sobre onde, como e quando fazer a doação.

Importância da amamentação

De acordo com o Ministério da Saúde, através do leite materno o bebê recebe anticorpos da mãe para proteção contra diarréia e infecções, além de diminuir o risco de alergias, colesterol alto, diabetes e obesidade. A amamentação é ainda importante para o desenvolvimento da face da criança, para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

De acordo com os médicos, o leite materno deve ser o único alimento do bebê até o sexto mês de vida. A partir dos seis meses, a criança deve receber alimentos complementares e continuar a ser amamentada, no mínimo, até os 2 anos de idade. (Nathan Sampaio)

Serviço
O quê: Ação Dia da Doação de Leite Humano

Data: 19 de maio (sexta-feira)

Horário: Das 13h às 19h30

Onde: Passeio das Águas Shopping
Valor: gratuito