Iniciativa trabalha com design paramétrico, fabricação digital e prototipagem com estudantes, profissionais e interessados em design, arquitetura, artes e engenharia

(divulgaçâo)

O projeto Casa Fora de Casa – Táticas Urbanas oferece nesta semana um curso gratuito de prototipagem e design paramétrico, com a oficina Pavilhão Experimental. Ao fim, será construída uma estrutura permanente no parque Jardim Botânicocuja forma, materiais e projetos serão decididos coletivamente pelos participantes do grupo. O público alvo é formado por profissionais, estudantes e pesquisadores de design, arquitetura e engenharia. As aulas serão de 9 a 15 de abril, na Oficina Cultural Geppetto, no Setor Pedro Ludovico.

Serão 40 horas de curso, nas quais serão trabalhadas noções introdutórias de design paramétrico, prototipagem rápida e fabricação digital na execução de um pavilhão experimental. A intenção é demonstrar os benefícios do uso das ferramentas digitais no processo de desenho, bem como a aplicabilidade de materiais simples e modulares na criação de formas geométricas de grande complexidade.

A coordenação da atividade é da arquiteta Laila Lodi e traz, como convidado, o professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) Gil Franco, que lidera o grupo de pesquisa Algoritmo, dedicado ao tema. “A oficina vai englobar geometria complexa, ferramentas digitais, softwares e plugins e uma nova forma de pensar projetos, na esteira de transformações trazidas pelas impressões 3D. Durante a semana, vamos nos debruçar sobre essas ferramentas de criação digital e, ao mesmo tempo, criar protótipos. No fim de semana, vamos colocar a mão na massa para construir o pavilhão, por isso, acredito que é um processo híbrido”, conta a profissional.

O local, forma, material e desenho do pavilhão são decididos coletivamente durante o curso, segundo destaca a arquiteta. “É uma metodologia de experimentação e, ao mesmo tempo, um manifesto de ocupação dos espaços públicos, de criação de um local de encontro e convívio”.

Para participar, é necessário inscrição prévia. Como são vagas limitadas, haverá seleção. As aulas serão de segunda (9) a sexta-feira (15), das 18 às 22 horas, na Oficina Cultural Gepetto, e no sábado e domingo, das 9 às 18 horas, será feita a instalação no Jardim Botânico, perto do lago, entre o píer e a 3ª Radial. (Luciana Nunes0