Pedro Bernardes - Crédito de I Hate Flash
Pedro Bernardes – crédito de I Hate Flash
Artista carioca fará performance ao vivo de música eletrônica, dia 23, na Plus Galeria
Para comemorar os cinco anos de atuação, a Plus Galeria traz para Goiânia o projeto musical Wladimir Gasper, que será realizado no próximo sábado (23), na sede da galeria. Quem assina o projeto e assume o codinome de inspiração russa é o artista carioca Pedro Bernardes.
Aos 29 anos, o músico multi-instrumentista é um dos nomes mais expressivos da vanguarda musical brasileira. Ele usa a “live PA” — nome dado às apresentações ao vivo de música eletrônica — como performance artística, para unir aos instrumentos convencionais, tanto tradicionais como eletrônicos, outros objetos, mecanismos e intervenções inusitados que ele cria ou confere função musical.
“Gosto de materializar a música de forma dinâmica, independente de instrumentos ou estilos. Meu som é um quebra-cabeça: eu tenho as peças, mas posso arranjá-las da forma que eu quiser”, afirma o beat-maker, instrumentista e arranjador.
Bernardes já trabalhou com artistas como Sérgio Mendes, Marisa Monte, Beck, Bebel Gilberto, John Legend, Marcelo D2, Gabriel Pensador, Timbalada, Carlinhos Brown, Mario Caldato e Seu Jorge. Ele criou a trilha sonora de apresentação da marca das Olimpíadas Rio 2016 e desenvolveu a marca sonora para a paralimpíada.
Segundo a marchand Lydia Himmen, Pedro é um músico que retrata a postura da galeria da qual está à frente. “Trazer alguém que produz música eletrônica ao vivo, na hora, com vários equipamentos, tudo feito por ele mesmo, é muito coerente conosco, porque trabalhamos com artistas que dominam todo o processo de produção de suas obras. O Pedro é assim também”, destaca.
Para Lydia, a apresentação do músico é a comemoração de um projeto que se tornou realidade. “Trabalhamos há cinco anos sem apoios estatais, sem escoras e sem amarras, traçamos um caminho totalmente independente, isso merece, portanto, comemoração à altura”, evidencia a galerista, que tem carreira como crítica de música eletrônica, tendo colaborado, por exemplo, para o extinto programa AMP da MTV.
Equipamentos
O reconhecimento que Pedro tem na música se dá também no campo técnico, pois ele utiliza em seu trabalho equipamentos raros e difíceis de manusear.
Ele toca utilizando todos os aparelhos ao mesmo tempo. Entre os que mais chamam atenção estão dois minimoogs, um tipo de sintetizador monofônico analógico inventado por Bill Hemsath e Robert Moog, na década de 1970; Air Synth, uma espécie de Theremin lançado pela empresa americana Alesis no início dos anos 2000 e que produz som ao mover as mãos dentro de um campo aéreo produzido por um raio infravermelho 3D, com mais de 50 possibilidades de efeitos; Akais MPC, instrumentos musicais eletrônicos projetados originalmente por Roger Linn e lançados pela empresa japonesa Akai a partir da década de 1980, que funcionam como um tipo poderoso de bateria eletrônica em que se pode armazenar diferentes sons, os samples; e o Vocoder, um sintetizador de voz originalmente desenvolvido como um codificador da fala para aplicações de telecomunicações na década de 1930. (Marcellus Araújo)
SERVIÇO
O quê: Live PA de Wladimir Gasper
Quando: 23 de maio (sábado), das 19h às 22h
Onde: Plus Galeria (Rua 114, nº 70, Setor Sul – Goiânia)
Quanto: R$ 30 (limitados)