Quarto encontro do projeto desenvolvido pela Seduce e pelo MAC Goiás está marcado para sexta-feira, a partir das 14 horas
18222526_10206941173688193_8816238849334330234_n
O Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) recebe nesta sexta-feira (19/5) o quarto encontro do Ciclo de Estudos “O Museu e seus Saberes”. O tema da palestra marcada para as 14 horas, no Auditório Tadeu Batista, é “A responsabilidade social do museu”. A convidada é a professora Camila Moraes.

Ela vai falar sobre “as relações possíveis entre museus e responsabilidade social” e “problematizar essas questões a partir da análise de como os discursos museológicos constroem identidades de gênero, étnico-raciais e de classe”. “Em que medida os museus podem se eximir da responsabilidade pelos discursos que emitem? Vamos apresentar diferentes possibilidades de ação museal voltadas a ampliar a participação e a ressonância dos museus na sociedade”, acrescenta.

O público-alvo do evento é formado por estudantes, artistas, professores, servidores públicos e outros interessados no tema. Para participar, basta preencher e enviar o formulário disponível no link: http://bit.ly/2qiSlCJ. A inscrição é gratuita e dá direito a certificado de participação para estudantes universitários.

O Ciclo de Estudos “O Museu e Seus Saberes” é uma realização do Núcleo de Ação Educativa do Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC | Goiás), em parceria com a Gerência Especial de Museus e Galerias da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce). O evento tem o apoio do Centro Cultural Oscar Niemeyer e do Governo de Goiás.

Sobre a palestrante
Camila Azevedo de Moraes Wichers é bacharel em História pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutora em Arqueologia também pela USP e ainda doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa.

Estuda as reapropriações do patrimônio cultural a partir do olhar museológico, com ênfase nos processos de seleção, ressignificação e socialização do patrimônio arqueológico. Tem especial interesse no diálogo entre as abordagens pós-processuais da Arqueologia com a Museologia Social, articuladas às discussões de gênero e a partir de uma mirada feminista.

Atualmente é professora adjunta da graduação em Museologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua no Laboratório de Arqueologia do Museu Antropológico e participa do Colegiado do Núcleo de Estudos de Antropologia, Patrimônio, Memória e Expressões Museais da Faculdade de Ciências Sociais da UFG. (Comunicação CCON)

[RESUMO]
Ciclo de Estudos “O Museu e seus Saberes” – 4º encontro
Data: 19 de maio de 2017 (sexta-feira)
Horário: 14 horas
Palestra: “A responsabilidade social do museu”, com Camila Moraes
Local: Auditório Tadeu Batista, no segundo andar do prédio administrativo do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON)
Entrada franca
Inscrições: http://bit.ly/2qiSlCJ
Mais informações: (62) 3201-4918