Concertos nº 1 e nº 2 serão apresentados no próximo dia 19 de abril, às 20h, no Teatro Sesi

Alvaro Siviero - Foto Divulgação nova -alta

No próximo dia 19 de abril, o premiado pianista, reconhecido mundialmente pela excelência na interpretação de grandes compositores, Alvaro Siviero, será o solista durante apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia em homenagem ao também pianista e compositor húngaro Franz Liszt, no Teatro Sesi, em Goiânia. O concerto é gratuito e os ingressos poderão ser retirados, antecipadamente, no local do evento.

No repertório estão programados os concertos nº1 e nº 2 para piano e orquestra. Um fato raro, dada a enorme demanda pela força, velocidade e reconhecida complexidade técnica que as obras exigem do solista. “Classifico como um deleite poder interpretar e propagar a virtuosidade de Liszt. Muito além da responsabilidade de apresentar este belíssimo trabalho, marcado pela excelência técnica, quantidade de acordes e precisão, fico lisonjeado em dividir com a orquestra e transmitir ao público essa catarse musical. Um momento absolutamente alegre e marcante proporcionado pela música” enaltece Siviero.

Alvaro Siviero é um pianista paulistano apaixonado pela música clássica e participa ativamente do cenário musical como solista e camerista. Coleciona apresentações ao lado de orquestras como a London Festival Orchestra, I Musici Montreal, Russian Virtuosi of Europe, Salzburg Chamber Orchestra, Polska Filharmonia, City of Prague Philharmonic, Orquestra Académica de Madrid, Sinfonia Rotterdam, entre outras, acumulando passagens por diversos países como EUA, França, Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, Argentina, Suíça, Uruguay, Portugal, Chile, Peru, Holanda e Polônia. É convidado regular das principais orquestras sinfônicas brasileiras.

Com perfil pioneiro e inquieto, o músico se divide entre a produção e divulgação da arte, cultura e democratização da música clássica. Além de escrever sobre o tema e ministrar cursos, é responsável pela vinda de diversas orquestras internacionais em solo brasileiro, como a Filarmônica da cidade de Praga, Mahler Chamber Orchestra, Orquestra Académica de Madrid e Sinfonia Rotterdam, e de músicos premiados como pianista italiano Roberto Prosseda e o violoncelista holandês Karel Bredenhost, entre outros. Trouxe, ainda, as Orquestras Sinfônicas de Sergipe, Paraná, Brasília e Campinas para concertos na Sala São Paulo. Dentro deste esforço incansável, Siviero assume, em 2015, a curadoria da Unibes Cultural – novo centro de cultura da capital paulista.

Foi o primeiro pianista brasileiro selecionado pela Fondazione Wilhelm Kempff a participar do curso de Master Class na obra de Beethoven, em Positano. Em 2007, apresentou-se em concerto exclusivo para o Papa Bento XVI durante sua visita ao Brasil e, em 2009, representou o Brasil no Encontro Mundial de Artistas realizado em Roma. Em 2011, na célebre Cartuxa de Valldemossa, em Maiorca, realizou o recital oficial da inauguração da verdadeira cela em que viveu o compositor polonês Frederic Chopin. Especializado em Educação Multicultural pelo Lesley College, Cambridge. (Marcio dos Santos)

SERVIÇO

Data: 19 de abril

Horário: 20h.

Local: Teatro Sesi – Goiânia

Endereço: Avenida João Leite, 1013 – Setor Santa Genoveva

Ingresso: Gratuito