Sucesso de público na cidade, evento será realizado no próximo dia 30, no Parque Botafogo. Discotecagem tem conta com Rica Amaral
foto 2
A ideia de aproveitar a vida ao ar livre está fazendo sucesso entre os goianienses, tanto que o Picnik retorna à cidade para sua 5ª edição no próximo dia 30, repleto de novidades. Misto de feira gastronômica, bazar e sunset party, o evento será realizado no Parque Municipal Botafogo, em frente ao Mutirama, com entrada gratuita. Na agenda desta edição, destaque para oficina de mobgrafia – as fotografias com celulares – e degustação de cervejas artesanais. A tarde fica completa com o DJ paulista Rica Amaral, que já se apresentou no Rock in Rio e Universo Paralelo, entre outros festivais mundo a fora.
Criado em Brasília, em 2012, o Picnik vem sendo sucesso de público ao promover a economia local e incentivar a ocupação de espaços públicos na cidade. O último Picnik de Goiânia, promovido no mesmo local, em agosto, atraiu mais de 5 mil pessoas, que aproveitaram a tarde a céu aberto para se divertir, ouvir música e fazer compras com expositores nas áreas de moda, artesanato, decoração e gastronomia.
Situado no centro de Goiânia, o Parque Municipal Botafogo, palco do 4º Picnik, tem cerca de 170 mil quadrados. Criado em 1989, o local passou, recentemente, por um processo intenso de revitalização, com instalação de um posto policial 24 horas e recuperação da flora nativa. O lugar conta, ainda, com lago, quadra de ginástica e pista de caminhada.
“A intenção é levar o público a lugares que não recebem eventos frequentemente, assim como na segunda e terceira edição, realizadas ano passado no Jardim Botânico. Ações como essa funcionam como um incentivo para que pessoas frequentem mais os espaços da nossa cidade e desenvolvam um elo afetuoso com eles”, destacou Maiene Horbylon, organizadora do Picnik Goiânia e uma das sócias do Casulo Moda Coletiva.
O Picnik visa, também, fortalecer a economia criativa local. A bandeira “compro de quem faz” é promovida com orgulho, ao oferecer espaço para mais de 50 artistas e empreendedores locais apresentarem e venderem seus trabalhos. A programação é completada com atividades lúdicas para crianças, pista de dança comandada por DJs, espaço zen e workshops variados.
A difusão de práticas saudáveis é, também, um direcionamento forte do Picnik: os participantes são incentivados ir ao evento a pé ou de bicicleta, vários expositores de arte e moda trabalham com materiais naturais, e há, inclusive, na praça de alimentação, opções vegetarianas e veganas.
Panorama
A Oficina de Mobgrafia Criativa convida seus participantes a entrarem num jogo de imagens com infinitas possibilidades. Os participantes farão um projeto fotográfico coletivo a partir de um tema de interesse geral para aprender a desenvolver a técnica, mas, antes de tudo, a pensar a fotografia e suas possibilidades.
Combinando com o calor da cidade, será promovida a Degustação Orientada de Cervejas Artesanais Goianas, às 16 horas. No programa, haverá palestra sobre a história da cerveja, ingredientes básicos de produção, principais escolas cervejeiras e, é claro, a degustação orientada com quatro rótulos de cervejas artesanais produzidas em Goiás. Para ambas as oficinas, é necessário fazer inscrição antes, pelo e-mail atividades.picnik@gmail.com.
Para caprichar na trilha sonora, o Picnik traz a Goiânia o DJ Rica Amaral, um dos maiores expoentes da cena eletrônica brasileira, que já se apresentou em festivais de renome, como Rock in Rio, Universo Paralelo, entre outros eventos internacionais. O músico é idealizador da XXXPerience e do projeto Supernatural Open Air. Neste sábado, ele vai apresentar um set inédito com mistura de ritmos ciganos, balkans e tribais. Completam a pista do Picnik os DJs Odisseus, Thiago Jesus, Che Burato, Carol Tinoco, Lethal, The Migs, Rica Amaral e Angelo Martorell.
O público infantil também merece ênfase na programação. Para os pequenos, a diversão é garantida, com apresentação Circo Laheto, espaço de pintura e leitura, brinquedos infláveis e cama elástica. Adultos podem aproveitar a arde para relaxar, meditar e praticar Yoga, no Espaço Zen e participar, ainda, das oficinas de massagem.
Na semana do Picnik, agentes que fazem parte da rede de economia criativa local terão oportunidade de capacitação. No encontro, será abordado o tema “Vitrinismo e Visual Merchandising” por Paula Del Bianco. O evento será nesta quarta-feira (27), das 19 às 22 horas – vagas limitadas. inscrições: www.picnik.art.br/atividades ou pelo atividades.picnik@gmail.com(Lilian C)
5ª Edição Picnik Goiânia
Data: 30 de setembro
Horário: das 13 às 22 horas.
Local: Parque Botafogo (ao lado do Mutirama, em cima do Túnel Jaime Câmara), Setor Central.
Acesso gratuito
Classificação indicativa: livre