pé na jaca (4)
Pé na Jaca

A Estação Cultura, da Praça do Trabalhador, já está em fase final de preparação para o 13º Arraial de Goiânia, promovido pela Prefeitura de Goiânia através da Secretaria Municipal de Cultura. Nas horas que antecedem a abertura do evento, marcada para esta 6ª feira (12), às 19h, muito trabalho para a montagem do palco, arquibancadas para o público, camarotes e a expectativa de grandes apresentações.

A programação prevê a apresentação de 20 grupos, sendo seis nesta 6ª feira, a partir das 20h, e sábado e domingo (13 e 14) com sete grupos cada, a partir das 19:30h. As apresentações são válidas para a 1ª Etapa do Concurso de Quadrilhas Juninas. E o público, que terá entrada franca, pode esperar verdadeiros shows na pista da Estação Cultura. “Temos grupos com mais de 30 anos de atividades e com apresentações em diversas cidades pelo Brasil. São vários estilos, desde o tradicional até coreografias bem modernas. Tenho certeza de que o público terá grandes e ótimas surpresas”, afirma Marci Dornelas, coordenadora do evento. Além de Goiânia, há grupos das cidades de Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Indiara.

Além dos grupos, haverá shows com músicas típicas para o público dançar e fazer sua própria quadrilha junina. Na 6ª, com o Grupo Baião de Dois. No sábado, é a vez do Trio Jaguatirica, e no domingo, comanda o palco o sanfoneiro Amim Braga e Regional. “Fizemos questão de manter a regionalidade da festa e prestigiar nossos próprios artistas, que são grandes profissionais. É uma forma de valorizarmos o que temos de melhor na nossa cultura”, diz Ivanor Florêncio, secretário municipal de Cultura.

Ivanor lembra que este é o primeiro Arraial de Goiânia promovido através de um edital, com a destinação de R$ 262 mil oriundos do Fundo Municipal de Cultura para 12 grupos da capital, que farão diversas apresentações em outros locais da cidade durante o período de festas juninas. “Já realizamos o Carnaval deste ano através de edital e fazemos o mesmo agora, que é uma forma democrática e transparente de investir na cultura. Convido a todos para irem à Estação Cultura porque será uma grande festa”, garante o secretário.

Várias barracas de comidas e bebidas típicas serão montadas próximas à estrutura do evento. (Amauri Garcia – Secult)