Agenda do festival dedica espaço na agenda a cinco novos livros com temática voltada ao audiovisual e promove bate-papo com profissionais que atuam na cadeia produtiva do setor.

cinema-brasileiro-a-partir-da-retomada-capa-1
O livro, Cinema Brasileiro a Partir da Retomada: Aspectos Econômicos e Políticos, de Marcelo Ikeda, é um dos lançamentos literários desta edição

Mais do que cinema: a 16ª Goiânia Mostra Curtas traz uma vasta agenda cultural entre os dias 4 e 9 de outubro. Além das tradicionais exibições de curtas metragens, o festival, neste ano, propõe uma tarde dedicada à literatura, no dia 5 – serão lançados cinco livros, com temática voltada ao audiovisual. Nos dias 6 e 9, o público terá um encontro e um bate-papo com realizadores, para conversar sobre a cadeia produtiva do setor.

A ideia, segundo a diretora do festival, Maria Abdalla, “é enriquecer as experiências dos profissionais goianos e propiciar um intercâmbio de informações, além de valorizar quem estuda e trabalha com audiovisual no País”.

O evento para os lançamentos literários será no Teatro Goiânia, às 14 horas, dedicado a cinco obras: Guia de Elaboração de Projetos Audiovisuais, de Guilherme Fiuza e Júlia Nogueira; 100 Melhores Filmes Brasileiros, da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE), representada por Fabrício Cordeiro; e Cinema Brasileiro a partir da Retomada: Aspectos Econômicos e Políticos, Cinecasulofilia e Leis de Incentivo para o Audiovisual – os três últimos de Marcelo Ikeda.

O crítico de cinema, curador e editor da revista Janela, Fabrício Cordeiro vai mediar os três encontros com realizadores. O primeiro, do dia 6, será às 17 horas, no café do Teatro Goiânia. Os dois seguintes, do dia 9, serão no Papillon Hotel.

Festival

A 16ª Goiânia Mostra Curtas será realizada de 4 a 9 de outubro, apresentando um panorama da produção audiovisual brasileira, contemplando diversidade de gêneros e formatos. São cinco mostras: Curta Mostra Especial, Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Municípios e 15ª Mostrinha – dedicada ao público infantil. A programação oferece, também, palestras, seminários, laboratórios e oficinas. Toda a agenda é gratuita. Neste ano, o festival conta com patrocínio da Oi e Rodonaves Transportes; incentivo da Lei Goyazes, Fundo de Arte e Cultura de Goiás, Seduce Goiás, Governo de Goiás, Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia; e apoio da Oi Futuro, Unimed Goiânia e Sebrae Goiás. (Lilian Cury)

Serviço

Goiânia Mostra Curtas

De 4 a 9 de outubro

Veja programação completa.

 

Lançamentos literários

Dia 5 de outubro, quarta-feira, 14 horas.

Teatro Goiânia, Avenida Tocantins, com rua 23, 252 – Setor Central.

Encontros com Realizadores

Dia 6, 17 horas. Teatro Goiânia, Avenida Tocantins, com rua 23, 252 – Setor Central.

Dia 9, 10 horas (terraço) e às 11 horas (salão Anhanguera II) – Papillon Hotel, Av. República do Líbano, 1824 – St. Oeste.