Projeto musical de cunho social pretende contribuir com a mudança na realidade de adolescentes do Jardim Novo Mundo por meio de aulas gratuitas de violino

​Projeto de aulas de rabeca do professor Srilis. (divulgação)

A música transforma. Frequentemente temos notícias na grande mídia de projetos musicais que mudaram por completo a realidade de crianças e jovens moradores de morros no Rio de Janeiro ou de comunidades na cidade de São Paulo. Iniciativas como a do maestro João Carlos Martins, por meio da Fundação Bachiana, uma das mais conhecidas no país, são exemplo de ação e transformação social por meio da música. E inspirados em ações como esta, nasce em Goiânia o novo projeto “Violino Novos Caminhos”, que oferecerá curso gratuito para adolescentes do Jardim Novo Mundo.

Com foco em jovens entre 10 e 17 anos, o curso terá duração de 8 meses, com início no dia 20 de fevereiro, e será ministrado pelo professor Srilis Leonel Mourão, músico e luthier com longa e reconhecida trajetória em projetos sociais na cidade de Goiânia. Na ativa desde o ano de 2004 com o projeto “Rabecas e Percussão”, Srilis já levou seus instrumentos por diversas comunidades goianas, ensinando crianças e jovens de todas as idades e realidades sociais.

Por ter o apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás (FAC), cuja aprovação se deu no edital de 2016, toda a extensão do “Violino Novos Caminhos” é gratuita e não exige do aluno que ele tenha o instrumento. Todos os violinos utilizados para as aulas serão disponibilizados aos alunos pelo professor Srilis. Neste momento de inscrição estão sendo ofertadas 30 vagas que serão divididas em duas turmas, uma noturna e a outra matutina ou vespertina, a depender da disponibilidade dos matriculados.

A comunidade

Graziene Moreira, produtora responsável pelo projeto por meio da Tear Produtos Culturais, explica que a intenção do “Violino Novos Caminhos” é popularizar a música erudita, funcionando como uma ferramenta de difusão e apropriação deste universo. Com larga experiência em projetos sócio culturais, Graziene acredita no poder transformador da música e explica que iniciativas como esta têm a força de abrir novas portas e possibilidades no caminho de jovens de locais como o Jardim Novo Mundo.

Moradora da região por muitos anos, inclusive na ocasião em que teve o projeto aprovado pelo Fundo de Arte e Cultura, a produtora pontua que “o Jardim Novo Mundo mudou bastante nos últimos anos, entretanto ainda é uma região de alto índice de bandidagem e periculosidade”, e que por isso o projeto tem um peso importantíssimo para a comunidade ali inserida.

Não por acaso, a faixa etária alvo do projeto é a de adolescentes. “É muito importante ter um contato com a música na infância e adolescência. São momentos de formação e transformação, e uma atuação como esta pode contribuir e muito para o desenvolvimento pessoal destes jovens”, ressalta ela.

Frutos no futuro

Ao longo dos oito meses de curso, o “Violino Novos Caminhos” terá três módulos, em que os alunos receberão aulas práticas e teóricas do instrumento. E como uma maneira de deixar o projeto ainda mais abrangente, durante estes módulos haverá a realização de dois master classes com professores convidados, momento em que os mesmos poderão aprimorar os conhecimentos adquiridos ao longo do período do curso. Do total de 50 vagas para cada um deles, 20 serão abertas para praticantes do instrumento que procuram uma avaliação profissional de como estão se saindo.

Graziene explica que, para além dos oito meses de aulas, a intenção do projeto é alterar para sempre a vida destes adolescentes. “Esperamos que eles se desenvolvam e acreditamos que o curso poderá despertar o interesse deles para um futuro na música, por isso o Violino Novos Caminhos será tão intenso, com mais de 200 horas, para funcionar mesmo como um preparatório. Ao final das aulas eles estarão aptos a concorrer em testes de aptidão musical em conservatórios, universidades e até mesmo para o vestibular, dado que as aulas são compostas de prática e teoria, permitindo o exercício da música não somente para este instrumento.” (Taynara Borges)

Violino Novos Caminhos

Aulas práticas e teóricas – Curso gratuito
Para o público de 10 a 17 anos
De 20/02 a 30/09/18
Informações: 98468-2592