As apresentações do renomado pianista acontecem em um moderno caminhão teatro e têm o propósito de levar gratuitamente música clássica e popular às comunidades de 11 Estados.

O premiado pianista brasileiro Arthur Moreira Lima percorrerá mais de 12 cidades de 11 estados do País, com concertos gratuitos e abertos ao público, a bordo de um sofisticado caminhão-teatro que se transforma em um palco de 45 metros quadrados. É esperada uma plateia total de 50 mil pessoas no Brasil.

Em Senador Canedo (GO), o espetáculo acontece no dia 4 de abril, às 19h30, na Praça Criativa, localizada na Avenida Dom Emanuel, 958. A abertura do concerto será feita pelos professores de música da Fundação Municipal de Cultura.

O projeto “Um Piano pela Estrada com Arthur Moreira Lima e Ultragaz” é patrocinado pela Ultragaz e está alinhado à sua política de sustentabilidade, com o objetivo de levar música clássica e popular brasileira gratuitamente a um público diversificado, além de incentivar a formação musical de jovens de comunidades locais. A proposta é que ONGs e instituições de ensino levem seus jovens talentos para fazerem a abertura dos espetáculos.

O pianista promete interagir e aguçar o desejo musical da plateia, de todas as faixas etárias, a cada concerto, dialogando sobre música, instrumentos e diversidade cultural do País. Com 1h30 de duração, o concerto mescla música clássica universal (Beethoven, Mozart e Chopin) a clássicos da MPB (Luiz Gonzaga e Pixinguinha). Isso tudo sem desconsiderar o estilo musical da região.

Há 17 anos, o Ultragaz Cultural leva cultura e educação para vários estados do País, especialmente à população que menos tem acesso a atividades deste tipo. Promover a democratização cultural é um dos nossos compromissos de sustentabilidade”, afirma Daniela Gentil, gerente de sustentabilidade da Companhia Ultragaz.

A grande novidade, contudo, está no piano de cauda, elemento principal, transportado no caminhão juntamente com todos os equipamentos do concerto, o próprio palco (conversão do baú do veículo na área da cena), o som, o telão, a iluminação, o ar condicionado e até mesmo o camarim. Tudo gerenciado por uma equipe de 17 pessoas.

Em abril, o show segue para Araucária (PR), Canoas (RS), Duque de Caxias (RJ), Betim (MG), Barra de São Francisco (ES) e Salvador (BA). Por fim, em maio o caminhão-teatro estacionará em Aracaju (SE), Suape (PE) e Caucaia (CE).

“A Ultragaz tem a preocupação de levar a cultura sofisticada à população, sem esquecer de disseminar a música popular brasileira, que faz do nosso País uma nação tão particular e especial”, destaca Arthur Moreira Lima.

Sobre o projeto Ultragaz Cultural

O Ultragaz Cultural é um projeto da Ultragaz que utiliza os incentivos da Lei Rouanet e conta com o apoio das Secretarias de Educação e Cultura e das prefeituras das cidades nas quais se apresenta.

O objetivo do programa é promover e disseminar a cultura entre jovens e crianças de diferentes comunidades, por meio de espetáculos e eventos educativos. Desde 2000, o Ultragaz Cultural propaga cultura por meio da música, dança, teatro, folclore e literatura. (Ogilvy PR Brasil)

image002