Ritmos regionais e afro-brasileiros marcam a 2ª edição do Cidade Rock 2020

Leonardo Razuk

A 2ª edição do Cidade Rock 2020 será marcada por uma programação com bandas que misturam ritmos folclóricos, regionais e afro-brasileiros. No próximo dia 14, Diego Mascate e Banda de Apoio, Mundhumano, Terra Cabula, Manaié, Tronco de Angico e Vinte Vinte Vento ocupam o palco do Martim Cererê para reforçar a pluralidade e a riqueza da produção musical autoral de Goiânia. O evento tem entrada gratuita até às 21 horas e, após esse horário, será cobrado ingresso de R$ 10,00.

Diego Mascate é mais uma das facetas do cantor e compositor Diego de Moraes. Ele assumiu essa alcunha Mascate para refletir uma alma nômade, presente tanto nas temáticas das canções quanto em suas referências, que passam por Tom Zé, Arnaldo Baptista, Jards Macalé, Walter Franco e Zé Rodrix. Em seu último disco, “Na Estrada, Antes da Curva”, lançado ano passado com a Banda de Apoio, ele passeia por influências de punk e samba, Frank Zappa e Racionais MC’s, folk e baião.

Afro-beat, salsa, samba, reggae, carimbó, rap, grooves e batuques, tecem a rede emaranhada de referências da banda Mundhumano, outro destaque dessa 2ª edição do Cidade Rock 2020. Formada em 2012, a banda faz o que eles chamam de MPB – Música Preta Brasileira, com os sons da mãe África recriados dentro de uma linguagem moderna, rompendo com os rótulos de exótico e folclórico, seja nos inventivos arranjos das releituras, seja nas composições.

Criada em 2015, a Terra Cabula também aposta na fusão rítmica do regional e tradicional com o urbano contemporâneo. O grupo explora as sonoridades presentes na cultura afro-brasileira em comunhão com diversos gêneros musicais como o rock, jazz, tango e a cúmbia, criando uma atmosfera hibrida que vai dos toques de terreiro ao rock progressivo. A escolha do nome representa a própria fusão de elementos sincréticos que marcam historicamente grande parte do processo de formação da identidade cultural/religiosa brasileira.

Outro destaque dessa edição é o Manaié,  formado por Ingrid Lobo e Emanuel Mastrella. O duo apresenta um trabalho visceral, experimental, emotivo, que utiliza diversos elementos eletrônicos e orgânicos para falar sobre as sensações humanas. Nos ritmos: baião, ciranda, coco, trap, synthwave, xote e até valsa! As inspirações e referências são diversas e garantem uma unidade de música experimental pouco vista em trabalhos brasileiros.

O 2º Cidade Rock 2020 conta ainda com o grupo Tronco de Angico, que passeia pelo universo da cultura popular, com canções autorais sempre ao som contagiante do coco, e a abertura fica por conta do Vinte Vinte Vento.

2º Cidade Rock 2020

Data: Sábado, 14 de março, a partir das 19 horas

Local: Centro Cultural Martim Cererê (Rua 94-A, St. Sul)

Ingressos: Entrada franca até 21 horas. Após às 21 horas: R$ 10,00

Programação:

19h – Vinte Vinte Vento

20h – Tronco de Angico

21h – Manaié

22h – Terra Cabula

23h – Munhumano

00h – Diego Mascate e A Banda de Apoio

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS