COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS

Equilíbrio das atividades exercidas pelas mulheres foi destaque de evento no Órion Shopping

A psiquiatra e psicoterapeuta, Elen Cristina Batista de Oliveira, comandou a Roda do Equilíbrio, no último sábado, no Órion Shopping. O bate-papo, promovido pelos profissionais de saúde que atendem no complexo, deu espaço para que as mulheres compartilhassem soluções para a rotina feminina, a qual normalmente é estressante. O próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já quantificou que elas trabalham muito mais em casa: em média, 21,3 horas semanais são dedicados aos afazeres domésticos; os homens só empenham 10,9 horas.

De acordo com a organizadora, antigamente era comum a depressão por melancolia e de pessoas que se sentiam esvaziadas, mas atualmente assumiu as facetas da ansiedade. “É difícil lidar com o multipapel. Ser mãe, dona de casa, esposa, trabalhadora. É assumir os múltiplos papéis e em determinados momentos ter que abrir mão de um em detrimento de outro”, explica a doutora Elen Cristina. A Roda do Equilíbrio recebeu as convidadas com um café da manhã, o evento contou ainda com dicas sobre maquiagem e cuidados com os cabelos. 

A médica ressaltou que as mulheres devem reconhecer que nem sempre são super-poderosas. “É importante encontrar um ponto de equilíbrio, afinal, são dois pólos: o da fragilidade e do empoderamento exacerbado. Temos que reconhecer que, em certos momentos, precisamos entender que não conseguimos arcar com todas as responsabilidades da vida e que é necessário dividir para não gerar sobrecarga”, reitera. O evento, que foi gratuito e aberto ao público, contou ainda com um bate-papo sobre constelação familiar e cuidados pessoais como instrumento de autoestima.