Imprescindível há algumas décadas, o serviço de roupas sob medida volta a ser tendência para mulheres que buscam caimento perfeito e exclusividade. Com agenda cheia, estilista recebe medidas até por aplicativo

fe-palazzo_2-cristina-diniz
(crédito: Cristina Diniz)

Poucas mulheres não apreciam o ato de entrar numa loja, atraídas por algum modelo na vitrine ou não, provar e resolver comprá-la sem pestanejar, afinal, a roupa ficou linda e não precisa de nenhum ajuste. Infelizmente a ação de comprar não é tão simples assim para todas as mulheres, visto que a brasileira tem um corpo sinuoso com medidas que nem sempre são proporcionais entre busto, cintura e quadril, e frequentemente não se enquadram com perfeição no habitual P, M, G ou GG.

Atenta às particularidades e desejos de suas clientes, a empresária e estilista Fernanda Palazzo, começou há três anos, a oferecer o serviço de roupas sob medida, a partir do pedido de uma amiga, que queria uma roupa para um show e não encontrou a peça pronta na loja, e a estilista ofereceu fazer sob medida. “Comecei fazendo um modelo para esta amiga, depois disso, uma cliente buscava um vestido para seu noivado, que seria em dois dias, e, após não encontrar o que ela idealizava nas araras, e eu disse que faria. Ela adorou!”, relembra Fê, que seguiu confeccionando para outras amigas e conhecidas por indicação.

Os modelos criados por Fê têm como características serem peças despojadas que fogem do convencional, com modelagens arrojadas, cortes impecáveis e ênfase na personalização com apliques e bordados exclusivos, desenhados por ela, como borboletas e flores. “Inspiro-me muito nas peças do Valentino, ele com certeza é uma das minhas maiores referências. Busco sempre criar modelos extremamente femininos e que realcem a beleza da minha cliente. Gosto de misturar rendas, cores, estampas e aplicações”.

Entre os pedidos, os modelos exclusivos que Fê Palazzo cria são para aniversariantes, batizados, formaturas, madrinhas e noivas, roupas para fotos de books pessoais, peças casadas para mãe e filha, além de roupas para mulheres maiores, que vestem acima de 44, o que representa 40% das peças feitas sob encomenda.Para a estilista, a maior vantagem de um modelo sob encomenda é, além da exclusividade, o caimento perfeito pela roupa ter sido feita para o corpo daquela pessoa. “Uma roupa sob medida agrega a satisfação e o desejo em ter um modelo como a pessoa idealizou, ou que viu ou em outra cor num modelo semelhante, mas que não era sua favorita. Com a certeza ainda de que a roupa terá o caimento adequado aquele corpo”, acredita Fê, ressaltando que, entre as roupas de sua marca própria, a cliente pode escolher qualquer modelo e escolher fazê-lo com qualquer estampa das araras, muitas delas exclusivas Fê Palazzo.

Identidade

De um modo geral, as clientes de Fê chegam no ateliê sabendo exatamente o que querem. “Acho importante as pessoas manterem seu próprio estilo obedecendo sua personalidade e seu tipo físico, e não querer usar uma roupa só porque está na moda. Gosto quando elas chegam com a noção de que a roupa que ficará boa para elas, não é o que a atriz está usando, claro que serve de referência, mas é preciso se conhecer e conhecer seu próprio corpo. Vejo nos vestiários que as pessoas estão cada dia mais se conhecendo, com isso, as regras da moda estão sendo quebradas com mais frequência. Vejo como aspecto muito positivo, porque a pessoa passa a ter sua própria identidade”.

Medidas por whats app

Normalmente, para a entrega da roupa são feitas duas provas, contudo, hoje, com um pouco mais de experiência, a estilista garante que alguns modelos não precisam de mais que uma prova, o que traz o benefício da agilidade da entrega e à cliente, cada dia com menos tempo.Já confeccionei muitos modelos à distância, confiando apenas nas medidas feitas pela própria cliente e enviadas por email ou WhatsApp. Tenho algumas em Goiânia que nunca vi pessoalmente, faço as roupas a partir de uma peça que ela manda como base para as suas medidas, e que ela escolheu apenas o tecido que enviei como sugestão. Sempre ficam perfeitas!” (Kasane)