Amanda Costa

Acadêmicas do curso de Psicologia da UNIALFA realizam a oficina “Uma nova forma de cuidar do seu bebê”. O projeto irá começar no dia 2 de setembro e segue até o dia 18 de outubro. Os encontros vão acontecer na unidade Bueno (segunda-feira) e na unidade Perimetral (sexta-feira), sempre a partir das 18h até às 18h50. As atividades são gratuitas!

Formulada pelo antropólogo Ashley Montagu, mas viralizada pelo pediatra Harvey Karp a teoria da exterogestação diz, basicamente, que a gravidez não dura apenas 9 meses e sim 12 – ainda que o último trimestre aconteça fora da barriga da mãe. A ideia é fazer uma transição lenta do bebê para a vida extra-uterina. E como isso acontece na prática? Os pais devem recriar ao máximo as sensações que a criança tinha quando ainda estava no útero. 

O bebê não nasce condicionado aos hábitos dos adultos. No útero, ele recebe alimento constantemente pelo cordão umbilical, em livre oferta. Ao nascer, está programado para satisfazer a fome quando deseja e não de três em três horas, por exemplo. É importante que essa adaptação – e muitas outras pelas quais ele precisa passar – seja feita aos poucos.  

“O nosso objetivo é que todas as mães passem a usar esse método (exterogestação) e também conscientizarmos as pessoas sobre os benefícios de curto e longo prazo que esse suporte pode dar”, explica a acadêmica de Psicologia, Karla Fernandes Dias Almeida.

Exterogestação, na prática

Os especialistas recomendam que o recém-nascido durma no quarto dos pais nos três primeiros meses, inclusive usufruindo de cama compartilhada. Além disso, façam o uso de carregadores, como o sling para que o recém-nascido se sinta bem próximo da mãe, a reprodução de sons que lembrem os ruídos do organismo materno, como o barulho de um secador de cabelos ou um “shhhhhhh” nas voz dos pais ou cuidadores, são algumas das atitudes que ajudam o bebê a lembrar do útero e a sentir que está seguro.

SERVIÇO: Oficina “Uma nova forma de cuidar do seu bebê”

Quando: 2 de setembro até 18 de outubro;

Onde: unidades Bueno e Perimetral;

Horário: 18h às 18h50.

Inscrições: (62) 99104-1191 ou (62) 99442-3597 What’s

É de graça!