Objetivo é prevenir contágios em função do aumento do fluxo de turistas no Estado nesta época de férias
A SMS ainda orienta os viajantes que se informem quanto às áreas que apresentam registros de casos de malária durante todo o ano. No Brasil, a transmissão concentra-se na Região Amazônica. Surtos da doença foram reportados no Rio de Janeiro e Goiânia em 2014 e 2015.
Atualização do cartão de vacina
A atualização do cartão vacinal é uma das medidas a serem tomadas para assegurar a prevenção de várias doenças. Durante a preparação da viagem é importante adicionar a verificação do estado vacinal de bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos, já que as vacinas devem ser tomadas, em média, com 10 dias de antecedência da viagem.
Também é importante que o viajante fique atento ao surgimento de sinais e sintomas como febre, dor no corpo e dor de cabeça. Nesses casos é indicado que se procure a unidade de saúde especializada mais próxima em até 48 horas após os primeiros sintomas.
Além disso, o viajante deve tomar alguns cuidados adicionais, como evitar viajar doente; procurar orientação sobre os cuidados necessários contra doenças e lesões; abastecer a bagagem com medicamentos de uso habitual. É importante que leve para a viagem documentos de identificação com informações de contatos pessoais, tipo sanguíneo e demais informações relacionadas à saúde. (SECOM/Goiânia)
One comment on Saúde realiza campanha de vacinação contra febre amarela
Perla
Achei super interessante esse conteúdo.