Ideorama Comunicação – Luiz Carlos Sarlo 

Evento será nesta terça-feira, 8, a partir das 14h, no Youtube, e contará com abertura do Diretor Wanderson Portugal 

Nesta terça-feira (8), o Sebrae realizará o encerramento do Projeto Brasil Central Energias Renováveis. O evento virtual será no Youtube do Sebrae Mato Grosso do Sul e será conduzido pela gestão nacional do projeto. 

O Centro-Oeste possui grande potencial para gerar energia elétrica a partir de fontes limpas e renováveis, considerando-se especialmente o grande volume de resíduos do agronegócio como insumo. Boas oportunidades de negócio poderão surgir nos segmentos das energias de biomassa, biogás e biocombustíveis nesta região. Ao contrário das fontes solar fotovoltaica e eólica, que estão bem-mapeadas no país, ainda é um grande desafio conhecer os potenciais para as energias de biomassa, biogás e biocombustíveis. 

Para levantar informações sobre este cenário, o Sebrae Nacional criou o Projeto Brasil Central Energias Renováveis, em outubro de 2018, do qual fazem parte os estados de MT, MS, GO e o DF e, ainda, Roraima (devido ao potencial para energia eólica e à vulnerabilidade energética deste Estado). O Sebrae Goiás fez a produção de cartilhas sobre o tema e as peculiaridades de cada um destes Estados. 

Segundo o gestor de projetos do Sebrae Goiás, Antonio Talone Neto,a elaboração das cartilhas, infográficos e vídeos, as quais cada Estado MS, MT, DF, GO e RR desenvolveram os seus estudos conforme as características do Estado, tem como objetivo pautar dados e informações que contribuam com a disseminação do conhecimento sobre o assunto para Pequenos Negócios de segmentos relacionadosàsEnergias Renováveis e/ou queressaltama importância estratégica do uso de energias limpas em setores tradicionais.

Antonio ressalta que, “foram desenvolvidos relatórios de inteligência competitiva visando o atendimento aos gargalos em temas estratégicos ao projeto, sob o apoio e a referência dos documentos das Redes de Inteligência do Sistema Sebrae, do Centro Sebrae de Sustentabilidade, de parceiros estratégicos e prestadores de serviços especializados, com a identificação de estudos de unidades modelos que utilizam as Energias Renováveis, elencando a vocação regional de cada estado nos temas: biodigestor, energia solar, biomassa, biocombustível e eólica. Será realizado visita técnica com a finalidade de conhecer a unidade e todo o seu funcionamento, desde os indicadores que demonstre seus históricos, a viabilidade e potencial de geração de energia renovável, e avaliação dos modelos mais adequados que tenha aderência ao nosso público, dando visibilidade a estas unidades para todo o país”. 

Ele diz ainda que, “podemos destacar que para o Sebrae Goiás, oProjeto Brasil Central Negócios – Energias Renováveis – mostra a importância do trabalho em redes uma vez que promove o fortalecimento de parcerias entre os diversos setores voltados a um propósito comum: produzir energia limpa, economicamente viável e alinhada aos objetivos da ODS. Podemos ressaltar quanto a relevância do tema, vez que, a energia renovável vem ganhando espaço nas discussões mundiais visto a necessidade desta nova realidade se tornar uma prioridade ambiental, econômica, política e social”, finaliza. 

Veja programação abaixo: 

  • 14h– Abertura com Wanderson Portugal Lemos, Diretor Técnico do Sebrae/GO. 
  • 14h15– Palestra “Energias Renováveis – Possibilidades Atuais, Tendências e Futuro” com Bárbara Rubim, CEO da Bright Strategies. 
  • 15h– Apresentação de Portfólio com Rhauan Romagnolli Dias, Analista do Sebrae/MT. 
  • 15h30– Painel Governanças: “Qual a importância das governanças para o avanço da utilização de Energias Renováveis no país”, com Alexandre Henklain, Coordenador do Fórum de energias Renováveis de Roraima. 

Prof. Marcelo Ferreira Tete, Professor da UFG e Embaixador da ENRICH no Brasil. 

Mediadora:Graciela Missio, Analista do Sebrae/RR. 

  • 16h45– Talk Show “Os benefícios da utilização de Energias Renováveis nos Pequenos Negócios”, com Suenia Maria Cordeiro de Sousa, do Centro Sebrae de Sustentabilidade – Sebrae/MT. 

Celso Philippi Júnior – Case Biomassa, da Fazenda Estância Colorado. 

Mediadora:Claudia Souza Silva, Consultora do Sebrae/GO. 

Serviço: 

Live – Energias Renováveis – Melhorando a Competitividade dos Pequenos Negócios 

Dia:08/12 

Hora:14h às 18h 

Local:YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=GJP6xGGNJmQ