Evento tem como objetivo proporcionar a comemoração e a reflexão sobre a cultura negra no país

Artista Plástico Selvo Afonso - Obra Negra
Obra Negra – Artista Plástico Selvo Afonso

O Shopping Estação Goiânia recebe até domingo (22) a Semana da Consciência Negra. O evento, realizado em parceria com o Coletivo de Empresários Afro-Brasileiros de Goiás (Ceabra), tem como objetivo proporcionar à sociedade goiana e brasileira não somente a conscientização, mas também uma reflexão acerca da importância da cultura negra na economia do País. O Encontro de Cacheadas (Encrespa) vai encerrar a semana de atividades.

Durante toda a semana, uma exposição do artista plástico Selvo Afonso retrata a beleza negra em seus quadros. Na terça-feira (17), haverá a Oficina de Turbantes e Tranças com a cabeleireira especialista em estilo afro Valquíria Barros e a empresária Ana Maria Carvalho. Um aulão com roda de capoeira vai agitar a quinta-feira (19), a partir das 16h. Já na sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra, a partir das 18h, haverá apresentação de pagode com o Grupo Sedução. No sábado (21), a blogueira Camilla Santana, do blog Cacheadíssimas, lidera um bate-papo sobre como lidar e aceitar os cachos.

A semana se encerra domingo (22) com o Encontro de Cacheadas (Encrespa), a partir das 10h30, com uma apresentação artística e a abertura da exposição Descobrir-se Negr@. Às 11h, o público poderá assistir a uma palestra cujo tema é a Valorização da Estética Negra, retratando a beleza e as peculiaridades da cultura afro-brasileira. Por fim, das 13h30 às 17h, serão realizadas oficinas de afroempreendedorismo, confecção de bonecas abayomi e turbantes.

Para o presidente da Ceabra, José Eduardo da Silva Batista, o Brasil vive um novo momento quando se fala em inclusão de afro-brasileiros. “Os eventos têm como objetivo a inclusão pelos negócios, com a geração de emprego e renda. Para nós da Ceabra, o objetivo com a realização do mês da consciência negra é olharmos para frente pensa

tro.

Entrada gratuita

ndo no futuro do Brasil e observando que o grande desafio é a incorporação dos negros e negras brasileiros na dinâmica do capitalismo nacional”, afirma. (KASANE Comunicação)

Serviço:

Semana da Consciência Negra

Data: De 16 a 22 de novembro

Horário: Segunda-feira (16) das 9h às 19h; Terça-feira (17) às 15h; Quinta-feira (19) a partir das 16h; Sexta-feira (20) a partir das 18h; Sábado

(21)  às 14h; Domingo (22) a partir das 11h.

Local: Espaço de Eventos Shopping Estação Goiânia – Avenida Goiás Norte, Centro

Entrada gratuita