Semana das Crianças no Inhotim terá visitas especiais para todas as idades

IZABELA VENTURA

Programação acontece de 12 a 19 de outubro. Confira!

Na semana em que o mundo inteiro celebra o direito de ser criança, o Inhotim estará com uma programação especial, inclusiva para toda a família. De 12 a 19 de outubro, as visitas panorâmicas e temáticas convidam o público a experimentar trajetos e olhares inspirados no universo infantil. Assim, um novo Inhotim é descoberto a cada instante, entre brincadeiras, e em meio à fauna e flora presentes no Instituto. A programação propõe vivências para todas as idades, exercitando o imaginário e a relação arte e natureza. 

Confira a programação completa:

Visita panorâmica: caça ao tesouro

Conta a lenda que, no final do século XIX, o Sr. Tim, um famoso morador de Brumadinho, escondeu por essa região um tesouro muito valioso! Na nossa brincadeira, mais de um século depois, os funcionários do Inhotim encontraram pistas e um mapa para desvendar o mistério. Convidamos os visitantes a explorar o território do Instituto em busca do “tesouro” escondido nos jardins.

Quando: Dias 12, 16 e 19

Horário: 11h às 12h30

Local: saída da recepção

Observação: 25 vagas, inscrição no local a partir das 10h45

Visita panorâmica: volta ao mundo

Utilizando o acervo botânico de espécies exóticas, a visita leva o grupo a uma viagem por diferentes países e culturas de onde se originam as espécies. Os visitantes vão percorrer lugares e descobrir diferentes modos de se relacionar com a natureza e com as plantas.

Quando: Dias 12, 16 e 19

Horário: 14h às 15h30

Local: saída da recepção

Observação: 25 vagas, inscrição no local a partir das 13h45

Visita panorâmica: bicho ou planta?

Algumas plantas e animais têm características semelhantes. De modo divertido e interativo, algumas espécies do acervo botânico são reveladas a partir dos nomes populares que remetem a animais. Pata-de-elefante e orelha-de-macaco, por exemplo, permitem a investigação ecológica de maneira lúdica.

Quando: Dias 13 e 18

Horário: 11h às 12h30

Local: saída da recepção

Observação: 25 vagas, inscrição no local a partir das 10h45

Visita panorâmica: jardim para as crianças

Grandes obras de arte, assim como espécies botânicas que atingem alturas elevadas, se encontram ao longo do Jardim Pictórico. Caminhar por esse jardim é uma experiência de grandeza, cores e fantasia.

Quando: Dias 13 e 18

Horário: 14h às 15h30

Local: saída da recepção

Observação: 25 vagas, inscrição no local a partir das 13h45

Visita panorâmica: experiência de criança

A visita trará a mediação como despertar para a criatividade infantil e envolvimento da família, além de utilizar a manipulação de objetos, permitindo uma experiência sensorial nos campos cinestésico, visual e auditivo.

Quando: Dias 15 e 17

Horário: 11h às 12h30

Local: saída da recepção

Observação: 25 vagas, inscrição no local a partir das 10h45

Visita panorâmica: experiências da cor

Muitas obras de arte em exposição no Inhotim têm como característica marcante a cor. Esta visita tem como ponto de partida a exploração das cores, fazendo com que o grupo se deixe afetar pelas criações de paletas e tensionamentos do colorir da infância, das artes e da natureza. 

Quando: Dias 15 e 17

Horário: 14h às 15h30

Local: saída da recepção

Observação: 25 vagas, inscrição no local a partir das 13h45

Visita temática: quasi-cinema parangolé

Convidamos o público a imergir no universo de Hélio Oiticica e Neville D’Almeida a partir da proposta educativa “Quasi-cinema Parangolé”. A ideia de “crelazer”, desenvolvida por Oiticica em defesa do direito ao lazer e seu potencial criativo, estará presente na proposta com o convite à utilização dos Parangolés – espécie de roupa-fantasia desenvolvida pelo artista, e instrumentos musicais de percussão.

Quando: 02, 05, 09, 12, 16, 19, 23, 26 e 30/10

Horário: 10h às 14h

Local: área externa da Galeria Cosmococa (G15 no mapa)

Visita temática: recreio in situ  

Venha experimentar um processo de imersão no trabalho A origem da obra de arte (2002), da artista Marilá Dardot. Exploramos os limites físicos e conceituais do espaço, os limites entre a recreação e a ação educativa, entre um museu e um sítio. Plantar sementes, palavras e sentidos nesse espaço do Inhotim é um exercício de convivência, compartilhamento e construção conjunta. 

Quando: 02, 05, 09, 12, 16, 19, 23, 26, 30

Horário: 10h às 14h

Local: Marilá Dardot A origem da obra de arte (2002) (G17 no mapa)

Visita temática: contação de histórias fabulosas

Na Galeria Rivane Neuenschwander, os educadores do Inhotim propõem uma visita com contação de histórias e seres fabulosos, em diálogo com as criações da artista e educadora Carolina Velásquez. Os visitantes também são convidados a performar seres imaginários, ocupando o espaço da galeria e seu entorno.

Quando: 12, 16 e 19

Horário: 15h às 16h30 

Local: Galeria Rivane Neuenschwander (G13 no mapa)

Visita temática: experimentação musical

Quais sons podemos tirar de um instrumento? O que o corpo revela à nossa audição? Qual a sonoridade do ambiente à sua volta? Na semana das crianças, a Escola de Música do Inhotim abre ao público, de todas as idades, sua metodologia de iniciação musical, propondo vivências sonoras com o uso de diferentes instrumentos e corpografias. 

Quando: 19

Horário: 15h às 16h30 

Local: Gramado da obra Invenção da cor, penetrável Magic Square #5, De Luxe – (A 12 no mapa)

Ingressos Inhotim

Inteira: R$ 44

Meia: R$ 22

*Moradores de Brumadinho cadastrados no programa Nosso Inhotim não pagam entrada.

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS