Será na próxima semana (22/11), no Rio de Janeiro, o desfile das mini coleções criadas por alunos do SENAI de todo o país, com a orientação de renomados estilistas

Está chegando o grande dia do desfile de encerramento do SENAI Brasil Fashion 2018. No próximo dia 22 de novembro, 24 estudantes dos cursos de Moda, Design e Vestuário de unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), de todo o país, vão apresentar suas mini coleções desenvolvidas a partir do tema ‘Todo mundo tá na moda’.

Orientados pelos consagrados estilistas Alexandre Herchcovitch, Lenny Niemeyer, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga, os alunos vão mostrar na passarela peças criadas para um público diverso, como deficientes visuais, pessoas com estilos andrógenos, corpos fora do padrão e até mesmo para os idosos que continuam ativos na terceira idade.

“Esta é uma tendência geral no mundo, aproximar a moda da realidade da vida das pessoas”, explica Marcelo Ramos, curador do SENAI Brasil Fashion, evento que é organizado pelo SENAI CETIQT.

O desafio dos estudantes é o de pensar na diversidade de interesse dos vários públicos consumidores, que não são levados em conta, muitas vezes, por quem cria os produtos da moda. “A grande maioria das marcas acaba trabalhando para um público ideal ou muito restrito”, ressalta o curador.

Nesta quinta edição, o SENAI Brasil Fashion conta com uma novidade. Por meio de vídeos e fotos postados nas redes sociais do evento, o público pode acompanhar o trabalho das duplas participantes e o andamento do processo de desenvolvimento das peças, além da orientação dos coaches estilistas e do  time de renomados consultores, como Daniel Ueda, no styling; Max Blum, na produção musical; Ed Benini, no casting;  Wilson Ranieri, na modelagem; Rodrigo Costa, na beleza; Jackson Araujo, como consultor criativo; e a produtora Tatiana Palezi, da SAMBA Marketing Ao Vivo, agência que assina a produção do evento.

“As plataformas digitais servem para que as pessoas não vejam o SENAI Brasil Fashion apenas como um desfile, mas sim de uma forma ampla, como um projeto de educação profissional que desenvolve talentosos estudantes de moda. Ao longo dos meses em que estão envolvidos na concepção de suas coleções, os futuros profissionais adquirem experiências únicas que, certamente, irão acompanhá-los ao longo de suas carreiras”, ressalta Marcelo Ramos.

E todo esse conhecimento gerado com o projeto não ficará guardado somente entre os participantes do SENAI Brasil Fashion. Todos os encontros foram gravados e transformados em vídeo-aulas para exibição nos cursos de Moda de todo o sistema SENAI. Dessa forma, a iniciativa oferecerá vasto material educacional, contribuindo ainda mais na formação prática de todos os alunos aspirantes a estilistas e modelistas.

gran finale, com o desfile das mini coleções para empresários da Moda, celebridades, jornalistas e formadores de opinião, acontece em 22 de novembro, no Espaço Ação Cidadania, no Rio de Janeiro. Na passarela, estará uma seleção de grandes nomes da Moda, entre top models, new faces e  modelos que representam a diversidade de estilos do país. (Ex-Libris Comunicação Integrada)