Federação das Quadrilhas Juninas do Estado de Goiás escolhe rainha e realiza 1º Esquenta São João no centro de compras

 Carol Aguiar

Quem gosta de arrasta pé, quentão e pé de moleque já pode ir se animando. O Shopping Estação Goiânia abre a temporada de festas juninas de Goiânia com o 5º Concurso Goiano de Rainhas Juninas, no dia 28 (sábado), e com o Esquenta de São João, no dia 29 (domingo), em parceria com a Federação das Quadrilhas Juninas do Estado de Goiás (Fequaju-GO). A entrada para os eventos é gratuita.

No dia 28, a partir das 17h, será realizada a primeira etapa do 5º Concurso Goiano de Rainhas Juninas. A competição reúne cerca de 20 candidatas, representantes dos principais grupos de quadrilha do Estado, que serão classificadas por meio de apresentações individuais. O presidente da Fequaju-GO, Thiago Henrique da Silva, explica que os jurados avaliam as melhores produções por meio do conjunto que as rainhas de cada grupo apresentam. “Eles levam em consideração simpatia, beleza, coreografia, figurino e desenvoltura das candidatas para classifica-las”, explica.

Thiago lembra, ainda, que essa é apenas a primeira etapa, e que as rainhas serão de fato coroadas durante o 36º Festival Capim Canela, nos dias 3, 4 e 5 de junho, no Clube dos Bancários. “Durante a competição as rainhas voltam a ser avaliadas, dessa vez dentro do contexto de grupo. A entrega da faixa será no último dia de evento.”

1º Esquenta São João

Já no dia 29, a partir das 10h, acontece o último ensaio dos quadrilheiros antes do concurso que escolherá o melhor grupo do Estado, o 1º Esquenta São João de Goiás. Na festa, todos os grupos participantes se apresentam um a um e prometem encher os olhos do público mesmo não usando ainda os trajes oficiais da competição. Cristiano Dias, presidente do Chapéu da Vovô, grupo que já coleciona seis títulos na competição, explica que a cada ano a disputa fica mais acirrada. “Nosso grupo participa da competição desde 2005 e temos percebido que todo ano o engajamento da população com os eventos juninos cresce, o que incentiva os quadrilheiros a investirem e a inovarem”, comenta. (Kasane)

Serviço

5º Concurso Goiano de Rainhas Juninas e 1º Esquenta São João de Goiás

Data e horários: Sábado (28) das 17h às 22h e domingo (29) das 10h às 15h

Onde: Shopping Estação Goiânia: Avenida Goiás Norte, Centro.

Entrada Gratuita