Iniciativa comemora Outubro Rosa comercializa objetos cor de rosa em prol da APCAM, entidade que dá apoio a mulheres com câncer de mama. Palestras, oficinais, exposição e aulas de dança também estão na programação

desfile-miss-apcam-2015-6

No mês em que se celebra a luta contra o câncer de mama e sua prevenção, o Shopping Estação Goiânia realiza mais uma edição da Loja Rosa, espaço que comercializará itens na cor rosa entre os dias 15 e 30 de outubro em prol da Associação dos Portadores de Câncer de Mama do Hospital das Clínicas (APCAM). Para atender ao público visitante, vendedoras muito especiais: pacientes em tratamento ou voluntárias que já venceram a luta contra o câncer de mama. Além da loja, uma variada programação, como palestras, oficinas, aulões de dança, exposição e outras atividades estão previstas, além do concurso para escolha da Miss APCAM.

A Loja Rosa tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama, alertando as mulheres para a importância do autoexame das mamas e do exame de mamografia, que devem ser realizados anualmente por aquelas que estejam acima dos 40 anos de idade. A iniciativa ainda visa a arrecadar fundos para a APCAM, que oferece apoio biopsicossocial aos portadores de câncer de mama por meio de uma equipe multidisciplinar formada por mastologistas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais do HC/UFG, que atendem quase 1 mil pacientes em tratamento deste tipo de câncer.

Para tanto, a iniciativa promove o Bazar Rosa, com uma variedade de objetos da cor rosa como roupas, sapatos e acessórios, tapetes, panos de prato e outros itens de artesanato doados ou confeccionados pelos voluntários da APCAM. A assistente social da APCAM, Denise Ferreira Magalhães, salienta a necessidade de ações como essa. “Precisamos chamar atenção das mulheres para a conscientização da doença. Muitas não fazem o exame por medo de descobrirem algo. O que queremos é conversar diretamente com elas e dizer que o câncer é uma realidade, mas que se descoberto cedo é passível de tratamento.”

Atividades

Além da Loja Rosa, o shopping promoverá diversas outras atividades dentro do tema, como exposição de fotos de pacientes, palestras sobre prevenção e oficinas de turbante, amarração de lenços, nutrição e de almofadas de corações para cirurgiadas de câncer de mama. Aulas de forro e zumba, apresentação de coral da 3ª idade e apresentação e dança flamenca prometem animar os visitantes e mostrar que a dança pode ser terapêutica. Destaque ainda para a pedalada Vista Rosa e Abrace Esta Causa, que sairá do Parque Flamboyant e se deslocará até o Shopping Estação Goiânia.

Outra importante ação desta edição é o salão de corte de cabelo gratuito, para interessados em doar suas mechas para a confecção de perucas para mulheres em quimioterapia da APCAM. Já no dia 29 (sábado), desfile com pacientes do programa de mastologia do Hospital das Clínicas, que exibirão looks das lojas do Estação Goiânia, e também será eleita a Miss APCAM.

A gerente de marketing do Shopping Estação Goiânia, Carolina Pajaro, ressalta a importância da iniciativa apoiada pelo segundo ano pelo centro de compras. “Buscamos sempre reforçar a posição social do shopping. É uma satisfação enorme poder contribuir por mais um ano com essa iniciativa que foi um sucesso em 2015 e que possibilitou compartilhar informações sobre a doença, sua prevenção e ainda histórias de vida de mulheres que já passaram ou estão passando por essa dor”, afirma.

Quem quiser contribuir com a associação também pode fazer depósito na conta corrente da instituição: 849981-0, agência 3311-1, Banco do Brasil, CNPJ: 01.443.975/0001-57. (Kasane)