Show Ludophonia, do Grupo Furunfunfum, estreiano Teatro Alfa

Entre clássicos do cancioneiro popular e músicas dos espetáculos do Grupo Furunfunfum, show da companhia atravessa os tempos com sucessos dos anos 1960 e 70 rearranjados pelos músicos

(divulgação)

 

 Ludophonia, o novo show do Grupo Furunfunfum, desembarca no Teatro Alfa com a promessa de emocionar pais e filhos. Com formato inteiramente musical, show evita rótulo de “música para crianças” e apresenta um repertório nada simplificado que vai desde poesia brasileira musicada até clássicos dos Beatles, Secos & Molhados e Simon & Garfunkel, passando também por pilares do cancioneiro popular e músicas compostas para as peças da companhia. A temporada começa dia 2 de junho, sábado, às 16 horas.

Criado a partir da ideia de que a música é uma experiência fundamental para o desenvolvimento e é, antes de tudo, uma atividade lúdica, o Grupo Furunfunfum cria uma produção musical diversificada para ser vivida também pelos adultos. Artistas prestigiados, o Furunfunfum atua há mais de vinte anos na cidade de São Paulo e já foi reconhecido com os prêmios mais relevantes da área, como o APCA e o Prêmio São Paulo (antigo Coca-Cola FEMSA).

A banda é composta por integrantes originais da companhia (Paula Zurawski e Marcelo Zurawski) e por músicos convidados (Sérgio ZurawskiFábio “Babi” Bergamini, que já tocaram juntos na banda portuguesa Madredeus, e João Guilherme Figueiredo).

Paula e Marcelo dividem os vocais – Paula também toca violão e Marcelo assume saxofone e flauta transversal. Sérgio assina os arranjos e também canta, toca violão e guitarra. João Guilherme Figueiredo toca violoncelo e Fábio “Babi” Bergamini é o percussionista.

“O Furunfunfum considera a infância como uma etapa importante e significativa da vida. Crianças têm direitos, hipóteses sobre as coisas, pensam e refletem sobre o mundo. Têm preferências, gostos, mas também senso crítico e podem pensar sobre o que veem e ouvem – por isso a diversidade musical é tão importante”, diz Paula.

O repertório tem canções de domínio público, como Peixinhos do Mar São João DararãoO ovo, de Hermeto Paschoal, Bambo de Bambu, de Donga, conhecida pelas interpretações de Carmen Miranda e Ney Matogrosso; o clássico O Vira, dos Secos & Molhados, os poemas Ou isto, ou aquilo, de Cecília Meirelles e Quem tem medo de dizer não, de Ruth Rocha, arranjados exclusivamente pela companhia e também os internacionais Obladi Oblada(The Beatles) e Scarborough Fair (Você vai à feira?) – música do folclore britânico conhecida na interpretação de Simon & Garfunkel que recebe versão inédita de Paula Zurawski.

Sobre o show

O grupo é formado pelos integrantes do Furunfunfum, Paula (voz e violão) e Marcelo Zurawski (flauta, sax e voz), e tem também Sérgio Zurawski (voz e guitarras), João Guilherme Figueiredo (violoncelo) e Fábio Bergamini (percussão). A formação foi pensada a partir da ideia de misturar instrumentos acústicos e elétricos, propondo uma característica sonora inusitada. Os arranjos buscam explorar o máximo de timbres e sonoridades dos instrumentos, usando técnicas estendidas, efeitos, mudando suas funções, combinando e ressaltando sonoridades diferentes como cello-percussão, bateria-vozes, guitarra-violoncelo. (ARTEPLURAL Comunicação)

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS