Em 2 de junho (quinta-feira), o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e a Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituições ligadas à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realizam uma oficina sobre acondicionamento de acervos. A atividade ocorre das 10h às 16h, no auditório e laboratório da Pinacoteca, na capital paulista. Os interessados podem inscrever-se até 24 de maio, às 12h, pelo sitewww.sisemsp.org.br.

Voltada ao público atuante em coleções, bibliotecas e arquivos, a palestra tem como o objetivo compartilhar algumas das práticas adotadas para a conservação preventiva do acervo artístico da Pinacoteca.

A ação terá aproximadamente 1 hora e abordará  a metodologia para a armazenagem das obras nas reservas técnicas e o aprendizado da conservação preventiva nas peças do acervo exposto.

Na parte prática, os alunos participarão de uma dinâmica para desenvolvimento e aprendizagem. Na ocasião, serão confeccionados três modelos, para uma caixa, um álbum e uma pasta.

Com vagas limitadas e gratuitas, o projeto será coordenado pelarestauradora da equipe Priscila Alegre, com participação dos conservadores Tatiana Russo e Henrique Costa Filho. A Pinacoteca está localizada à Praça da Luz, n° 2, no bairro da Luz. Outras informações pelo telefone (11) 3339-8111 | XX.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Inaugurada em 1905, a Pinacoteca, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, é o museu de arte mais antigo da capital e considerado um dos mais importantes do país. Em pouco mais de um século de atividade, evoluiu de uma única e imutável exposição composta por 26 pinturas, abrigadas em uma única sala, para um acervo com mais de 8 mil obras, nas mais diversas técnicas e de diferentes autores. Para saber mais acesse www.pinacoteca.org.br (Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa)

Serviço:
Oficina de Acondicionamento de Acervos
Data: 2/6/2016 ((quinta-feira)
Horário: das 10h às 16h
Local: Pinacoteca do Estado de São Paulo(
Praça da Luz, n° 2, Luz – São Paulo/SP)
Informações: (11) 3339-8111
Inscrições: www.sisemsp.org.br ; até 24/5/2016, às 12h
Vagas:  15
Adesão: gratuita