Palavra Comunicação

Chegamos à terceira edição da FARGO – Feira de Arte Goiás – num momento
difícil, quando não apenas o segmento das artes, mas todos os setores sociais e comerciais passam por transformações e adaptações em função da pandemia mundial de COVID 19. O rastro do vírus foi devastador e, por onde passou, deixou marcas profundas de tristeza e dor. Mas deixou também aprendizados, exemplos de ressignificações, empatia e humanidade. 
A cultura e a arte tiveram um papel fundamental na sustentação dos humores, da esperança e da sanidade. Milhares de manifestações artísticas espontâneas ou programadas lembraram ao mundo o caráter humano da existência. Muitas dessas manifestações aconteceram de forma remota e virtual, como foi o caso de vários eventos de arte, entre concursos, mostras de exibição e feiras de negócios. 
A exemplo dos mais importantes eventos de arte neste formato pelo mundo que, a partir de março de 2020, vem realizando suas edições de forma virtual, a FARGO repetirá esse modelo acreditando no êxito diante da possibilidade de ampliação do alcance na plataforma da internet. A feira será hospedada em um site próprio, contendo, além das imagens das obras, textos críticos, ensaios temáticos e vídeos (lives, entrevistas, vídeos relacionados), ação educativa e recursos de interatividade; todo conteúdo será linkado às redes sociais (youtube, instagram e facebook), de modo que as atualizações possam ser acompanhadas em tempo real pelo público. 
No entendimento dos organizadores, a feira, apesar de virtual, não perderá suas principais características de difusão e escoamento de produção artística. A expressiva participação de galerias e representantes de serviços e produtos para produção artística nas duas primeiras edições, fez com que a feira adquirisse o respaldo e a legitimidade junto aos profissionais do setor e também junto ao numeroso público visitante.
O mercado das artes na região Centro-Oeste, particularmente em Goiás, é exponencialmente crescente, com notável aumento nas demandas relacionadas nos últimos anos. A FARGO, desde 2017, passou a ter um papel de importante relevância na consolidação desse ambiente favorável para os negócios em arte e atua diretamente no incremento dessas relações.
A organização da feira mais uma vez é de responsabilidade da Arte Plena
Produção em Cultura, empresa goiana especializada em projetos e eventos
eminentemente culturais, com foco em artes visuais, cuja premissa, desde 2007, é atuar na implantação e produção cultural, com ética e profissionalismo. Os empresários e produtores Wanessa Cruz e Sandro Tôrres, produtora e coordenador da feira, estão otimistas com o novo formato e novas possibilidades de parcerias.

A estimativa de público, nos 33 dias de evento, é de 20.000 visitantes virtuais, entre estudantes, profissionais das artes, colecionadores e público em geral; essa estimativa leva em consideração o potencial de negócios do nicho, as parcerias estabelecidas e também a gratuidade e facilidade de acesso ao site. A feira surge num momento de demanda reprimida dos segmentos e de grandes possibilidades de interesse e expansão dos negócios com arte.
A FARGO, além desse público especializado descrito acima, também oferece
grande potencial como evento de entretenimento e formação em gestão e negócios, com ações e atrações para variados públicos e faixas etárias. A feira de arte, em si, já leva um numeroso e indistinto público; as falas segmentadas atrairão aficionados e pesquisadores nos temas propostos; os expositores de diversas áreas também terão interesse e responsabilidade em convidar seu público e ampliar a divulgação do evento. 
A FARGO Goiás sempre se preocupou em representar para o segmento mais
que um espaço expositivo, mas, para além disso, servir como local e um momento de reflexão e debate; serão convidados profissionais das artes e áreas tangentes e para a edição 2021, a proposta é um recorte para os temas em consonância com os eventos do gênero e outras reflexões contemporâneas, como: produção, ensino e escoamento em tempos de pandemia, produções e narrativas enviesadas, ativismo cultural,
diversidade e gênero, rumos do mercado artístico, produção textual e crítica e outros.
Além dos expositores virtuais – galerias, escritórios de arte, coletivos de artistas e artistas solo-, também comporão o mix de atrações da feira os parceiros de negócios, entre representantes de insumos, fornecedores de produtos e serviços, escolas e faculdades, instituições e autarquias.
O evento está sendo pensado para otimizar a experiência do visitante, com variedade de atrações: market place, espaço de interatividade, ação educativa e conteúdos de formação e pesquisa. A duração da FARGO virtual será de 15 dias – de 15 de março a 18 de abril de 2021 -, tempo suficiente para que se estabeleçam os contatos profissionais e também para que o público interessado possa visitar os conteúdos do site e artistas preferidos.
SERVIÇO:
3ª FARGO – FEIRA DE ARTE GOIÁS
DATA: 15 de MARÇO a 18 de ABRIL de 2021
LOCAL: VIRTUAL (SITE EM CONSTRUÇÃO A SER DIVULGADO E REDES SOCIAIS DO EVENTO)
PRODUÇÃO: ARTE PLENA PRODUÇÃO EM CULTURA
CONTATO/INFORMAÇÕES:
Whats App (62) 98414-9617 / E-mail: fargorelacionamento@gmail.com / Instagram:
@fargogoias