Maria Inês Costa / Maic Comunicação

Show inédito, in live, no 6º.Festival BB Seguros de Blues e Jazz, dia 31 de outubro

Além de ter uma carreira-solo das mais significativas, com mais de 20 álbuns lançados, o americano Robben Ford possui um currículo de dar inveja em qualquer guitarrista do mundo. Em seus quase 50 anos de estrada, este músico tem muitas histórias para contar.

Nascido em Woodlake e criado em Ukiah, cidades situadas no estado americano da Califórnia, Robben começou a tocar saxofone aos 10 anos, mas a partir dos 14 descobriu a guitarra, instrumento que não demorou a dominar, influenciado por blues, rock e jazz.

Ele começou sua trajetória ao lado dos irmãos com a Charles Ford Blues Band (depois, Ford Blues Band), grupo com o qual gravou 10 álbuns. Seu primeiro envolvimento com um grande nome ocorreu ao fazer shows com o célebre gaitista de blues Charlie Musselwhite.

No início dos anos 1970, foi convidado pelo saxofonista Tom Scott para integrar a banda L.A. Express, e como seu integrante, participou da única turnê americana como artista-solo de ninguém menos do que George Harrison em 1974, além de marcar presença em três faixas do álbum Dark Horse, do ex-beatle, lançado naquele mesmo ano.

Nessa mesma época, também com a L.A. Express, marcou presença em dois discos da icônica cantora e compositora canadense Joni Mitchell, Miles Of Aisles (1974, registro de shows da cantora com a banda) e The Hissing Of Summer Laws (1975).

Em 1976, com Schizophonic, deu início à sua carreira-solo, que até hoje rendeu mais de 20 álbuns e shows pelos quatro cantos do mundo. Em um deles, The Inside Story (1979), teve a acompanha-lo um núcleo de músicos que criaria a seguir a Yellowjackets, uma das mais bem-sucedidas banda de jazz fusion dos anos 1980 e 1990, sendo que Robben participou de três de seus álbuns.

Nos anos 1990, ele lançou cinco álbuns acompanhado pela banda The Blue Line. O músico também gravou trabalhos em parceria com músicos como Larry Carlton, Jimmy Witherspoon, Joe Diorio e Jing Chi.

Embora mais centrado no blues e no jazz em sua obra autoral, Robben Ford é dos mais ecléticos em termos de participações em discos alheios. Ele tem no currículo gravações com artistas tão distintos entre si como Miles Davis, Barbra Streisand, Kiss (no disco Creatures Of The Night, de 1982), Bonnie Raitt e Rickie Lee Jones.

https://www.robbenford.com/

https://www.youtube.com/watch?v=JoQVAWbA-F8

https://www.youtube.com/watch?v=uilwyX8j9EA&t=556s

Confira a programação do dia 31 de outubro

17h – Pedro Martins

18h – Afrojazz

19h – Amilsson Godoy Quinteto

20h – Larry McCray

21h – Pepeu Gomes

22h – Blues Etílicos

23h – Robben Ford

Apresentação ao vivo, o ator, músico e cantor Thiago Thomé e a cantora e atriz Lucy Alves.

Transmissão em Drive in : Área especial do Autódromo – Centro Deportivo Presidente Medice – 70 757- 120 – Autódromo Internacional Nelson Piquet – Brasília – DF

Transmissão online: https://business.facebook.com/festivalbbseguros/

https://www.youtube.com/festivalbbsegurosdebluesejazz

*** 01/11 – Contação de História – Domingo às 11h

História, música e diversão para a criançada com a Cia. Da História!

Mais informações:

www.festivalbbseguros.com.br