Ana Carolina Skorupski

Com a baixa umidade do ar e o tempo seco, que causa problemas de respiração e, como consequência, má oclusão dentária  (contato dos dentes superiores com os inferiores ao fechar a boca), o Curso de Especialização em Ortodontia da UNIP Goiânia realiza, neste mês de agosto,  avaliação ortodôntica e orientação de crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 16 anos. As inscrições deverão ser realizadas até o dia 21/08, pelo whatsapp (62) 9998-5005. Após a avaliação ortodôntica e orientação, que ocorrerá no dia 23/08 (sexta-feira), os pacientes serão encaminhados para tratamento clínico, conforme a necessidade de cada caso.

O Coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia da UNIP Goiás, Dr Marco Pádua, explica que é fundamental checar como está a saúde bucal de crianças e adolescentes, realizando o diagnóstico, a prevenção e correção de eventuais problemas no alinhamento dos dentes desde muito cedo. Os cuidados ortodônticos preventivos na infância e adolescência superam a promoção da autoestima e do bem-estar psicológico e atuam diretamente na prevenção da saúde em geral, promoção da qualidade de vida e rendimento escolar.

Segundo ele, recomenda-se que a criança passe por uma avaliação ortodôntica, se possível, até os 8 anos de idade. Dessa forma, é possível diagnosticar precocemente pequenos problemas com o crescimento da mandíbula e dos dentes permanentes não irrompidos (que ainda não nasceram), enquanto os dentes de leite (decíduos) ainda estão presentes.

A má oclusão dentária (contato anormal entre os dentes das arcadas superior e inferior), definida pela OMS como o terceiro maior problema de saúde bucal, é  considerada   um problema de saúde que pode apresentar elevada complexidade terapêutica trazendo limitações funcionais, interferindo na qualidade de vida e também na autoestima do paciente.

Respire bem, viva melhor

A respiração é uma função vital para o ser humano e sua qualidade está diretamente ligada à qualidade de vida do indivíduo. Ou seja, de acordo com o Dr Marco Pádua, quem respira bem, vive melhor. Além disso, ele ressalta que a boa respiração é fundamental para o desenvolvimento e manutenção das estruturas orofaciais, bem como para a saúde em geral.

Extremamente frequente na infância, a respiração bucal é um hábito prejudicial à saúde que pode causar um vasto leque de problemas de saúde (rinites, infecções recorrentes do trato respiratório, déficit de atenção, problemas de coluna, enxaquecas e outros). Dela, podem se originar más oclusões dentárias (desalinhamento da posição dos dentes e ossos da face), que necessitam de avaliação do ortodontista.

Ao longo do tempo, a respiração bucal pode influenciar ainda no padrão de desenvolvimento das estruturas craniofaciais, levando a alterações importantes como a má oclusão dentária. Também terá impacto negativo na fala, mastigação, sono, postura corporal e outros.

Avaliação ortodôntica e orientação a pacientes

No dia 23/08 (sexta-feira), o Curso de Especialização em Ortodontia da UNIP Goiás realizará no Campus Flamboyant (BR 153, em Goiânia), avaliação ortodôntica e orientação a pacientes de 06 a 16 anos.  As inscrições devem ser feitas previamente, até o dia 21/08/2019, pelo whatsapp (62) 9998-5005.  Após a avaliação ortodôntica e orientação, os pacientes poderão ser encaminhados, conforme cada caso, para tratamento clínico pelo Curso de Especialização em Ortodontia da UNIP.

Inscrições para avaliação ortodôntica e orientação a pacientes: Até o dia 21/08/2019
Faixa etária: De 06 a 16 anos 
Agendamento pelo whatsapp: (62) 9998-5005 
Data para avaliação ortodôntica e orientação a pacientes: 23/08/2019 (sexta-feira)
Local: UNIP/Goiás Campus Flamboyant 
End.: BR 153, Km 503, Goiânia-GO.
OBS.: Após a avaliação ortodôntica e orientação, os pacientes poderão ser encaminhados, conforme cada caso, para tratamento clínico pelo Curso de Especialização em Ortodontia da UNIP.