Universidade do Livro anuncia curso sobre o mercado de trabalho das editoras

Atuante no mercado editorial desde 1983, Laura Bacellar apresenta, no dia 4 de agosto, em período integral, as oportunidades de trabalho nas diversas esferas

unnamed
Laura Bacellar trabalha no mercado editorial desde 1983.

O mercado editorial anda agitado: a cada ano surgem novas editoras, muitas antigas se fundem em conglomerados e as tradicionais tendem a ser compradas por multinacionais. Em termos de empregos e oportunidades de trabalho, isso significa movimentação, vagas abertas, possibilidades de frilas os mais variados e até novas carreiras surgindo. Para analisar as várias esferas de trabalho em editoras de livros e as ofertas tanto para empregados quanto para free-lancers e empresas prestadoras de serviços, a Universidade do Livro, braço educacional da Fundação Editora da Unesp, apresenta o curso O mercado de trabalho das editoras.

Em 8 horas/aula, Laura Bacellar, atuante no mercado editorial desde 1983, fala dos conhecimentos obrigatórios e desejáveis para se dar bem em cada uma dessas esferas e aponta quais as melhores atitudes em relação a tempo, hierarquia, disciplina nesse mundo de mudanças rápidas e exigências estressantes. As tradições e manias do meio editorial e as novíssimas oportunidades de trabalho ainda não preenchidas pelo mercado também são abordadas no curso.

O conteúdo será dividido em oito eixos temáticos que perpassam as esferas de autoria (autor, ghostwriter, organizador e editor/redator), de edição (editor e assistentes, tradutor, fazedor de índices e similares, prefaciador, parecerista e capista), de conteúdo digital (coordenador e assistentes, gerador e editor de conteúdo, programador, designer e videomaker), de produção editorial (produtor editorial e assistentes, preparador, pesquisador iconográfico, revisor e revisor técnico), de produção gráfica (produtor gráfico e assistentes, designer gráfico, diagramador, ilustrador e mapista), de marketing (marqueteiro, assessor de imprensa e webmaster), esfera comercial (chefe de vendas, vendedor e divulgador), e de contratos (responsável por direitos autorais).

Dirigida a editores, editores-assistentes, jornalistas, professores, designers, produtores, estudantes de comunicação e editoração, letras e jornalismo, revisores, tradutores, empresários e afins, a aula acontece em um único dia, 4 de agosto de 2016, das 9h às 18h (com 1h de intervalo para o almoço), na sede da Universidade do Livro. O investimento é de R$ 440,00 (R$ 350,00 para estudantes em geral, profissionais da Unesp e do mercado editorial), com inscrições até 3 de agosto de 2016. (Pluricom Comunicação Integrada)

O mercado de trabalho das editoras 
Data: 4 de agosto de 2016
Horário: 9h às 18h
Carga horária: 8 horas
Inscrições até: 3/08/2016 às 15h30.
Investimento: R$ 440,00 (R$ 350,00 para estudantes, profissionais da Unesp e do mercado editorial)
Local: Universidade do Livro – Praça da Sé, 108, 7º andar (esquina com rua Benjamin Constant) – São Paulo (SP)
Fone: (11) 3242-9555; 3242-7171 – ramais 502 e 503
E-mail: unil@editora.unesp.br

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS