A Feira de Troca de Brinquedos – que já virou tradição em Goiânia – acontece desta quinta-feira (12) e, mais uma vez, propõe um momento de descontração, interação e, claro, muitas trocas e novas oportunidades de diversão.

O evento é 100% gratuito e tem o objetivo de promover a socialização e o combate ao consumismo. Neste ano os adultos também vão poder trocar livros e cd’s (caso queiram socializar esses materiais).

COMO PARTICIPAR?

Para participar é muito simples: os pais devem separar com os filhos brinquedos em boas condições, o ideal é não levar para a troca peças quebradas ou com defeito, mas que estejam “esquecidas” num canto do armário ou do quarto. Os brinquedos devem ser etiquetados com o nome da criança.

Assim que chegarem ao parque, cada família deve procurar um lugar para se sentar na grama, para isso é importante levar uma esteira ou lençol. Os brinquedos que serão trocados devem ser expostos em cima da esteira e “aguardar” os outras crianças que se interessarem para trocar.

É importante dizer que toda a negociação de troca deve ser feita pela criança, e não pelos pais, já que o significado do brincar é exclusivo dos pequenos, não é mesmo? 

Em hipótese nenhuma as crianças devem ser forçadas a trocar. 

Choros são comuns de acontecer, principalmente nos menores, portanto, paciência!! Converse antes com seus pequenos, mesmo assim, recusas podem acontecer e, claro, são normais.

Para que a manhã seja agradável, também é interessante levar água, frutas e um lanchinho. Só não deixa o lixo para trás, ok?

DOAÇÕES

Os brinquedos que não forem trocados poderão, ainda, fazer a alegria de outras crianças através da doação. Uma esteira específica será instalada e devidamente sinalizada para doações.

Os objetos que não foram “negociados”, assim como aqueles levados especificamente para doação possam ser depositados ali.

SOBRE A ORIGEM DO EVENTO

As feiras de troca foram criadas pelo Movimento Infância Livre de Consumismo (Mclc)e o Instituto Alana (alana.org.br).

Ao longo de sete anos de ações na época das crianças e Natal, foram realizadas feiras simultaneamente em mais de 30 estados do Brasil. Em Goiânia o evento acontece desde 2012, sendo que em 2013 realizamos duas Feiras: uma no Dia das Crianças e outra no Natal. (Tt.Educom – Comunicação Integrada)

SERVIÇO:

Feira de Troca de Brinquedos de Goiânia

Dia 12 de outubro, quinta-feira, das 9 às 12 horas, no Parque Vaca Brava (perto da casinha de manutenção/Pão de Açúcar.

https://www.facebook.com/FeiradeTrocadeBrinquedosdeGoiania