Entre os dias 20 e 22 de março de 2017 acontece em Goiânia o Ver Cinema – Encontro Internacional de Programadores de Cinema. O evento acontece de forma paralela ao III Fronteira Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental.
Fundo Nota Facebook b
Com o objetivo de reunir profissionais e pesquisadores que pensam a programação brasileira de filmes e obras audiovisuais, o Ver Cinema abre a todos os interessados a oportunidade de debater e repensar a relação do público com as criações audiovisuais produzidas e exibidas em todo o mundo. O evento é gratuito, aberto a toda a população e ocorre no formato de 3 (três) mesas temáticas, que reúnem convidados brasileiros e estrangeiros, que participam do encontro como colaboradores propositivos. Para aqueles que desejarem um certificado, é necessário fazer a inscrição por meio do link: http://migre.me/wa7IN.
Em cada debate é possível discutir desde a programação e curadoria de festivais e mostras, passando pela exibição de conteúdos por cineclubes, cinematecas, museus, centros culturais, pontos de cultura, salas não comerciais de cinema, chegando até itinerâncias e projetos de exibições especiais.
Segundo Fabrício Cordeiro, programador do Cine Cultura e curador da Mostra Municípios do Goiânia Mostra Curtas, que é um dos convidados para as mesas do Ver Cinema, esse encontro é essencial dentro das mostras e festivais que acontecem em todo o Brasil. Fabrício relata: “Depois de acompanhar uma boa mesa de distribuidoras e distribuidores na 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes (e distribuição no Brasil é algo que é preciso discutir sempre, cada vez mais), acho essencial que mostras e festivais também procurem organizar encontros de programação e curadoria. O contato com outros programadores e outras curadorias por internet é útil, mas está sujeito às inúmeras correrias do cotidiano online e off-line. Alguns dias e horas, com todos juntos, ajuda no alinhamento de ideias, trocas de experiências e mesmo na criação de projetos de parceria.”
O Encontro Ver Cinema acontece com o apoio institucional da Prefeitura de Goiânia e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Também são parceiros da ação: III Fronteira – Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental; Barroca Filmes; Cinema and Moving Image Research Assembly (Camira) – Brasil; Centro Cultural da UFG (CCUFG); Bienal Internacional do Cinema Sonoro (BIS) e Incinerrante.
Notáveis debatedores Ver Cinema
Entre os convidados internacionais estão: Angél Ruèda (Espanha). Programador, curador e cineasta, Ruèda é diretor e fundador da (S8) Mostra Internacional de Cinema Periférico, um evento único na Espanha, com especial destaque para cinema de vanguarda, performance cinematográfica e cinema expandido; e Cíntia Gil (Portugal), que é codiretora do DocLisboa – Festival Internacional de Cinema e membro do conselho da Apordoc – Associação Portuguesa de Documentários.
De outros estados, contaremos com a participação de Eduardo Valente (Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e Festival de Berlim – Berlinale) e Janaína Oliveira (Fórum de Cinema Negro e Festival PanAfricano de Cinema), ambos do Rio de Janeiro, além de Júnia Torres (Fórum.doc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico – Fórum de Antropologia e Cinema) e Marisa Merlo (Olhar de Cinema – Festival Internacional de Cinema e Curitiba / BIS – Bienal de Cinema Sonoro), ambas de Belo Horizonte.
Entre os participantes que hoje vivem em Goiânia, fazem parte das mesas: Camilla Margarida (CAMIRA – Cinema and Moving Image Research Assembly); Fabrício Cordeiro (Cine Cultura – Sala Eduardo Benfica/ Goiânia Mostra Curtas); Rafael Parrode (Fronteira – Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental); Marcela Borela (Fronteira Festival e Cine Mutamba) e Marcelo Ribeiro (Incinerrante.com), como mediadores.
Os temas das mesas deste ano serão:
Mesa 1: O trabalho de curadoria e programação de cinema: experiências que organizam práticas;
Mesa 2: Problemas teóricos da curadoria: olhares críticos sobre filmes e escolhas curatoriais;
Mesa 3: O circuito não-comercial de exibição: festivais, mostras, cineclubes, cinematecas – encontro e troca de experiências.
(Assessoria de Imprensa Fronteira)
SERVIÇO:
VER CINEMA – ENCONTRO INTERNACIONAL DE PROGRAMADORES DE CINEMA
20 a 22 de março (2ª a 4ª feira) – das 14h às 16h30
Centro Cultural UFG (Av. Universitária, 1533 – Praça Universitária) – Tel.: (62) 3209-6251
ENTRADA FRANCA E ABERTA A TODOS OS INTERESSADOS
Inscrições (Para recebimento de certificados): http://migre.me/wa7IN
Mais informações pelo Facebook: @vercinema1