​​Internauta pode escolher o nome da criança e baixar três canções personalizadas . Jogos e brincadeiras também têm versões gratuitas para download

A música é um elemento fundamental na educação de uma criança. Além de estimular profundamente o cérebro, aperfeiçoando o conhecimento, a inteligência, a alfabetização e a socialização, é também um forte estímulo cognitivo que melhora a memória e a linguagem.

Neste mais recente lançamento da editora Ciranda Cultural, os nomes mais populares de bebês, ganharam livros divertidos que inserem o pequeno leitor no conteúdo da obra e também no universo das cantigas de roda. Cada livro da coleção “Cantando meu nome” acompanha um CD com 10 canções, todas com arranjos animados, dançantes e que mencionam o nome da criança, tornando cada atividade da obra ainda mais divertida e prazerosa.

As cantigas de roda encantam crianças e gerações pelo Brasil inteiro. Além de identificar as raízes da cultura musical brasileira, elas são conhecidas por terem rimas simples que facilitam a memorização. Extremamente populares, elas são utilizadas para representar alguma brincadeira, ou são cantadas como uma forma de diversão. Na coleção “Cantando meu nome” elas estimulam a imaginação, a transmissão do conhecimento e ajudam com leveza a fixar conceitos trabalhados no livro, como a confecção de instrumentos musicais, a montagem de uma ciranda, colagens etc. Entre as canções populares estão: A canoa virou, Ciranda cirandinha, Boi da cara preta, Carimbó entre outras.

A versão digital da obra possui uma interface intuitiva que estimula habilidades como a motora, percepção visual e concentração. O aplicativo também possibilita baixar gratuitamente 3 músicas com o nome da criança, sendo que após o período de teste, duas das canções voltam para a versão paga. Alguns jogos e brincadeiras também estão disponíveis para download.

A coleção foi elaborada a partir de nomes dos bebês dos usuários do portal BabyCenter, que consegue organizar a mais detalhada e cuidadosa análise anual da moda para nomes no Brasil. Em 2016, 163 mil cadastros de bebês revelaram que reality shows de culinária, filmes de sucesso e até o “Jornal Nacional” influenciaram pais e mães no momento da escolha de nomes dos filhos. No último levantamento, Miguel e Alice foram os nomes mais usados pelos brasileiros para registrar seus filhos.  Em 2015, ambos já lideravam o ranking dos mais populares.

“Cantando meu nome” convida crianças, educadores e familiares para horas de muito lazer, diversão e aprendizado. O livro chega às livrarias neste mês de setembro com os primeiros 50 nomes de meninas e meninos. (Iara Filardi)