Vernissage acontece neste sábado (12) na Plus Galeria. São mais de 40 obras do artista goiano na mostra
Zé César_foto de Layza Vasconcelos
“Cidades” é o nome da exposição que o artista plástico Zé César abre na Plus Galeria neste sábado (12). A vernissage será realizada a partir das 17h. A mostra reúne mais de 40 obras realizadas a partir de 2014 de um dos veteranos mais atuantes das artes plásticas em Goiás. Fica em cartaz na galeria até 16 de abril.
Zé César tem como tema da mostra o principal elemento que guia suas pesquisas artísticas recentes, as metrópoles. “É uma busca pela representação de cidades, com seus aglomerados urbanos e crescimento desordenado, que comprometem a qualidade de vida do cidadão”, explica o artista.
Professor de gravura da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG) desde 1980, o artista é reconhecido como um mestre gravador entre outros artistas e pesquisadores da área. As gravuras que farão parte da exposição são litografias a seco, processo alternativo de litografia com chapas de offset e silicone, que Zé César aprendeu recentemente, no período em que esteve no México, em 2014. Cinco dessas peças foram feitas no país, e as demais em Goiânia.
Séries
Duas séries de trabalhos em papelão serão apresentadas no espaço expositivo. A primeira, que é composta por 15 peças, revela metrópoles construídas com recortes de papelão trabalhados com incisões, colados dentro de caixas abertas do mesmo material. “São cidades montadas dentro de pequenas caixas, cidades encaixotadas, que, de certa forma, remetem ao crescimento desordenado das cidades, das metrópoles superpovoadas. São trabalhos ‘quase’ tridimensionais”, define Zé César, que também é percussionista da banda goiana Umbando.
A outra série é feita com caixas de embalagem, em geral caixas de computadores, notebooks ou impressoras, onde o artista gravou janelas e portas coloniais, usando estiletes. São trabalhos tridimensionais que fogem ao tema das metrópoles, mas abarcam ainda a cidade como pano de fundo. Segundo o artista, essas peças são simulacros de casarios coloniais, baseados em fotografias feitas principalmente na Cidade de Goiás. (Marcellus Araújo)
SERVIÇO
O quê: Abertura da exposição Cidades, de Zé César
Quando: 12 de março (sábado), às 17h
Onde: Plus Galeria (Rua 114 nº 70. St. Sul – Goiânia-GO)
Quanto: Entrada franca