Marcado para o dia 18 de agosto, as inscrições podem ser feitas pelo site www.amcham.com.br/acontece
Para discutir formas de manter a competitividade e margens de lucro dentro do cenário de incertezas econômica e política, a Amcham Goiânia trará para o Fórum de Finanças três grandes nomes: Hélio Magalhães, CEO do Citibank Brasil, Marcos Troyjo, Diretor do BRICLab e You Ta Ma, CFO da Itambé. Com o tema “Posicionamento Estratégico: Uma Visão Além das Adversidades”, o evento acontecerá no 18 de agosto (quinta-feira), no Oitis Hotel.
“O Fórum de Finanças é um dos eventos mais importantes do ano para a Amcham Goiânia; por isso, fazemos questão de trazer nomes fortes e que proporcionem aos empresários e executivos a chance de discutir o impacto econômico por meio de várias vertentes. Depois das palestras, sempre abrimos espaço para os participantes debaterem com os speakers sobre os dados e cases apresentados, o que torna o evento ainda mais atraente para o empresariado”, afirma Raul Dantas, Gerente Regional da Amcham Goiânia.
A expectativa da Amcham Goiânia é receber cerca de 150 empresários de empresas de todos os portes e segmentos, entre sócio e não-sócios.
Cenário econômico
O ano de 2015 foi difícil para a economia brasileira. Contrariando as expectativas iniciais do relatório Focus do Banco Central (BC), que esperava um crescimento de 0,5% do PIB, o indicador caiu 3,8% no período, o pior resultado desde 1990. Neste ano, o país ainda se encontra em um cenário de dificuldades: a taxa de desemprego está acima de 10%, inflação crescendo e juros altos. As expectativas para 2016 apontam queda de 3,24% do PIB, segundo o último relatório Focus, do dia 29/07. As incertezas na política ainda agravam a situação, deixando empresários e empreendedores brasileiros preocupados com o futuro.
Palestrantes
Foi nomeado Presidente do Citi Brasil em julho de 2012, Hélio Magalhães é responsável pelas operações da organização no país. Sua primeira passagem pelo Citi foi entre os anos de 1984 e 2001, período em que ocupou diferentes posições, como Head de O&T e Head de Marketing e Produtos para o Consumer Bank no Brasil; Head de O&T para a Credicard; Head de Global O&T para o Private Bank; e Head regional de Marketing e Produtos para o Consumer Bank na América Latina. Antes de retornar ao Citi Brasil, Hélio atuou por 11 anos na American Express, como Vice-Presidente Executivo da Global Networks Services para as Américas e como Presidente no Brasil e no México. O executivo é também Presidente do Conselho da Câmara Americana de Comércio – Brasil (Amcham), Conselheiro do US-Brazil Business Council e Conselheiro da Febraban – Federação Brasileira de Bancos.
Marcos Troyjo é diretor do BRICLab na Universidade Columbia, em Nova York, um fórum sobre Brasil, Rússia, Índia e China. Ele é professor-adjunto da Columbia-SIPA, School of International and Public Affairs. É colunista semanal do jornal Folha de S. Paulo e colaborador regular da mídia eletrônica e impressa no Brasil e no mundo, com destaque para Financial Times, The World Financial Review, e CNN en Español. Troyjo é o fundador do Centro de Diplomacia Empresarial, think-tank independente sobre assuntos globais. Realizou seu doutorado em sociologia das relações internacionais na Universidade de São Paulo e pós-doutorado na Universidade Columbia. Economista e cientista político, é ex-aluno do Instituto Rio Branco, academia diplomática do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Também realizou estudos de pós-graduação na Harvard Kennedy School. Troyjo é pesquisador-visitante do Centro de Estudos sobre o Atual e o Quotidiano da Universidade Paris Descartes-Sorbonne e membro da Internacional Schumpeter Society. Trabalhou como diplomata de carreira e foi secretário de imprensa da Missão do Brasil junto à ONU em Nova York e chefe de gabinete do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Eleito uma das “Outstanding Young Persons of the World – TOYP” pela Junior Chamber International, em 2004, Troyjo foi o vencedor do “Leadership for Social Change Award-2001”, oferecido pela Brazil Foundation de Nova York e do Prêmio “Prime Minister’s Latin American Fellow-2005” concedido por Helen Clark, ex-primeira-ministra da Nova Zelândia. É autor de livros sobre desenvolvimento e assuntos globais, como Nação-Comerciante: Poder & Prosperidade no Século 21, relacionado pela revista ‘Americas Quarterly’ como um dos melhores livros sobre política, economia e negócios em 2007. Seu livro mais recente é Desglobalização: Crônica de um Mundo em Mudança (Ed. Agbook, 2016).
CFO da Itambé, You Ta Ma é Bacharel em Administração de Empresas pela PUC-MG, Pós-graduado em Controladoria e Gestão Financeira, e MBA em Gestão Empresarial pela FGV-MG. Já trabalhou em empresas do setor financeiro, automotivo e alimentícios, possuindo 27 anos de experiência no mercado. (Daniele Flöter)
Fórum de Finanças Amcham Goiânia
Tema: Posicionamento Estratégico: Uma Visão Além das Adversidades”
Data: 18/08 (quinta-feira)
Horário: 08h00 às 11h45
Local: Oitis Hotel – R. Terezina, 260 – Alto da Glória, Goiânia
Mais informações: www.amcham.com.br/acontece