
Carolina Balza / Marina Magalhães
Ações acontecem de outubro a dezembro e buscam ampliar a percepção do público sobre as possibilidades de interpretação do tema da exposição
Uma das maiores e mais importantes coleções particulares de manuscritos do mundo está exposta no Sesc Avenida Paulista, até o dia 15 de janeiro de 2023. A coleção do editor Pedro Corrêa do Lago é exibida na exposição “A Magia do Manuscrito”, realizada pelo Ministério do Turismo e Sesc, com o apoio cultural do Instituto Levy & Salomão.
Ela apresenta pela primeira vez ao público brasileiro cerca de 180 documentos de grandes nomes da história, arte, política, cultura, ciência e esporte. São cartas, desenhos, fotografias assinadas, partituras, bilhetes de personalidades como Albert Einstein, Angela Davis, Beethoven, Frida Khalo, Isaac Newton, Malcolm X, Martin Luther King Jr., Michelangelo, Nelson Mandela, Sigmund Freud, Simone de Beauvoir e Vincent Van Gogh; dentre os brasileiros estão Ayrton Senna, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Fernanda Montenegro, Machado de Assis, os imperadores Pedro I e Pedro II, Tiradentes, Santos Dumont, Tom Jobim, entre outros.
Em consonância à exposição, o Sesc Avenida Paulista oferece uma série de atividades, que vão de oficinas a performances, a fim de ampliar o olhar do público acerca do tema da mostra e suas possibilidades de interpretação.
ATIVIDADES
Mapa do tesouro das ideias – criando uma história dentro da História
A partir de um mapa desenhado para esta exposição, acontece a descoberta e criação de um texto escondido por debaixo dos manuscritos expostos. A cada obra visitada, uma etapa da história a ser criada é levantada, ou seja, surge um personagem, uma ação, um cenário, percorrendo os diversos temas presentes, como história, arte, política, cultura, ciência e esporte. Por fim, um manuscrito do grupo participante é criado, a muitas mãos, para registro dessa criação.
Letra bastão, letra de mão, letra de…?
Essa oficina propõe o uso de diferentes partes do corpo no exercício da escrita usando instrumentos inusitados, como vassouras, esponjas, linhas, entre outros.
Partilha Pedagógica: a potência da escrita, do gesto e do risco na arte educação
O que a escrita tem a ensinar para a arte-educação? O que a arte-educação tem a ensinar para a escrita? O objetivo deste encontro, para professores e educadores, é partilhar a experiência dos Ateliês Abertos, lugares de criação coletiva que têm atuado entre a escrita, as artes visuais, a literatura e a poesia. Esses ateliês buscam afastar a escrita da ideia de funcionalidade, de clareza, de linearidade e de coerência para que ela possa ser processo, movimento e gesto de criação.
Instruções para partir
Ação que propõe uma experiência de sensibilização do participante que, por meio da mediação de um livro guia, é convidado a criar a sua própria dramaturgia a partir do seu olhar e do seu entorno. Cada participante é convidado a criar e experimentar sua própria performance, executando instruções individuais de sensibilização de si mesmo, do espaço e dos seus observadores.
Acessibilidade Cultural na perspectiva dos Direitos das Pessoas com Deficiência
O curso se propõe a apresentar conceitos e reflexões sobre como potencializar a experiência das pessoas com deficiência e neurodiversidades em museus e espaços culturais, por meio das adequações de acessibilidade universal e pela mediação com recursos multissensoriais.
SERVIÇO
Exposição | A Magia do Manuscrito
Quando: De 28 de outubro de 2022 a 15 de janeiro de 2023.
Terça a sexta, das 10h às 18h30; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.
Onde: Arte I – 5° andar.
Classificação: Livre.
Gratuito.
* Agendamento de visitas educativas: expo.avenidapaulista@sescsp.
** Acessibilidade: A exposição conta com recursos táteis, pranchas em braile, audioguia com audiodescrição, videolibras e maquete tátil do espaço expositivo.