
InPress / Raquel Kuhn
Em parceria com ONG, a iniciativa global reúne colaboradores da empresa em Heliópolis
A marca de bonecas mais vendida no mundo, e a ONG Habitat for Humanity (Habitat para a Humanidade Brasil, em português), juntam forças em uma parceria inédita e global para dar início a ações de melhorias habitacionais no país. Na data de hoje (sexta-feira, 14), cerca de 25 pessoas, entre colaboradores locais da Mattel e voluntários da organização, se unem para um dia inteiro de dedicação a seis casas. Além de pintura interna, realização de reparos elétricos e hidráulicos, estão programadas outras melhorias, como reformas de banheiros e telhados, instalação de caixas d´águas e abertura de janelas.
A iniciativa de Barbie acontece em outros países, como Estados Unidos e Canadá. “Por meio da parceria entre Mattel e a Habitat for Humanity, buscamos preservar as comunidades ao redor do mundo fornecendo casas melhores, mais seguras e mais acessíveis. Com este projeto, comemoramos 60 anos do nosso icônico produto Barbie Dreamhouse, e no qual buscamos apoiar 60 casas em todo o mundo, dando-lhes a casa dos seus sonhos”, disse Miguel Ángel Torreblanca, Head de Marketing da Mattel Latin America.
De acordo com Mário Vieira, diretor executivo da Habitat para a Humanidade Brasil, “melhorias habitacionais garantem mais qualidade de vida para as famílias beneficiadas. São reparos que ajudam a recuperar a dignidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Essa ação busca reforçar a moradia digna como um direito social de todos”, conta. Para selecionar as famílias que serão beneficiadas com as reformas, a ONG utiliza uma série de critérios, como a renda familiar, a situação de precariedade e de insalubridade da moradia. Famílias chefiadas por mulheres, e/ou com crianças, idosos e portadores de deficiência são priorizadas.
Sobre Barbie®
Barbie foi criada em 1959 pela americana Ruth Handler, co-fundadora da Mattel, que percebeu que sua filha Bárbara, ou Barbie, como era apelidada, gostava de brincar com bonecas de papel que trocavam de roupa. Até então, todas as bonecas tinham aparência de bebês e a de papel era uma das únicas que tinha a feição mais próxima da de uma adolescente. Quando lançada, a boneca foi definida como a “modelo teenager vestida na última moda”. Hoje, a Barbie é reconhecida como uma das marcas mais fortes de todos os tempos e um ícone fashion mundial. Como toda diva, a partir dos anos 90 estilistas famosos como Christian Dior, Chanel, Versace, Givenchy, Carolina Herrera, Donna Karan, Giorgio Armani e Alexandre Herchcovitch a vestiram em várias ocasiões. Clássicos do cinema, teatro e TV também ganharam bonecas Barbie caracterizadas com seus personagens mais famosos, entre eles: Romeu e Julieta, O Mágico de Oz e Star Trek, além de musas como: Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor, Vivien Leigh e Grace Kelly. Por mais de cinco décadas a boneca tem inspirado garotas de todas as idades a sonhar, “viajar” e descobrir que, brincando, elas podem ser o que quiserem. O estilo de vida da boneca, que já virou personalidade, sempre fez com que ela fosse popular entre crianças e adultos. Em 60 anos, ela já teve mais de 200 profissões, todas retratando aspectos da cultura e da sociedade de suas épocas. Alguns exemplos emblemáticos são: Barbie astronauta (1965); Barbie médica cirurgiã (1973); Barbie presidente dos EUA (1992).
Sobre Habitat para a Humanidade Brasil
Habitat para a Humanidade Brasil é uma organização da sociedade civil que, há 30 anos, atua para combater as desigualdades e garantir que pessoas em condições de pobreza tenham um lugar digno para viver. Presente em mais de 70 países, a organização promove a incidência em políticas públicas pelo direito à cidade e soluções de acesso à moradia, à água e ao saneamento, em articulação com diversos setores e comunidades. No Brasil, a organização já transformou a vida de mais de 230 mil brasileiros. Para saber mais, acesse aqui.