Assessoria Basileu França
Transmissão online destaca como a música pode influenciar no processo de cognição da criança
A Escola do Futuro em Artes Basileu França, ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), retornará às lives semanais do projeto “Conecta – Compartilhando Saberes” nesta terça-feira (01), às 19h, com o tema: “Os benefícios da musicalização no processo de formação cognitiva da criança”. O evento online será transmitido pelo Facebook: @basileufrancaartes.
Nesta edição, haverá uma roda de conversa entre as convidadas Edna Vieira – doutora em Educação, mestre em Música, musicista e psicóloga; e Gilka Martins – doutora em Educação, professora e musicista; sob mediação de Lóide Magalhães – mestre em Música, musicista e diretora da Escola do Futuro em Artes Basileu França, a maior Escola de formação em Artes da América Latina.
Conforme o tema sugere, a programação será pautada na importância da música no processo de cognição infantil. Serão abordados, portanto, as funções cognitivas, como a atenção, a percepção, a memória, as emoções, a coordenação motora e a linguagem; os instrumentos que colaboram para melhorar o desenvolvimento e o movimento da criança, a música na melhoria do foco de atenção, a importância do ritmo para o movimento do corpo, entre outros assuntos pertinentes.
Sobre as participantes
Lóide Magalhães
Possui graduação em Educação Artística – Habilitação em Música pela Universidade Federal de Goiás (2000) e mestrado em Música também pela UFG (2015). Já atuou como Coordenadora dos cursos de Formação Inicial e Continuada; dos cursos de Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Instrumento Musical, Regência e Canto; do Núcleo de Percussão e Flauta Doce do ITEGO em Artes Basileu França; de Linguagem Musical, Musicalização Infantil e Musicalização para Bebês na Escola de Músicos Ivana Bontempo. Atuou também como professora de Linguagem Musical, Percepção Musical, História da Música, Ritmo e Som; de Linguagem Musical, Canto Coral e História da Música do Instituto Gustav Ritter. Atualmente é Diretora da Escola do Futuro em Artes Basileu França.
Edna Vieira
Bacharel em Piano pela Universidade Federal de Goiás (UFG), graduada em Licenciatura em Música também pela UFG e graduada em Psicologia pela Universidade Salgado de Oliveira. Possui especialização em Terapia cognitivo-comportamental, em Neuropsicologia e em Reabilitação Cognitiva pela CAMBURY. É Doutora em Educação pela UFG e Mestre em Música pela EMAC/UFG. Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira. Tem experiência na área de Educação Musical para crianças, jovens e adultos. Arte e Educação para crianças de zero a seis anos e jovens com deficiência intelectual. Foi professora de Piano e professora substituta da Faculdade de Educação da UFG. Pesquisadora em aprendizagem infantil. Atualmente, utiliza a música como recurso no trabalho terapêutico em consultório.
Gilka Martins
É professora na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás desde 1992. Tem ministrado disciplinas práticas e teóricas como Acompanhamento ao Piano, Flauta Doce, Oficina de Criação Musical, Percepção Musical, Métodos Ativos, Estágio, dentre outras. Também tem ministrado disciplinas nos cursos de Musicoterapia, de Artes Cênicas e de Especialização oferecidos pela EMAC/UFG. É graduada em Piano – Bacharelado e também em Licenciatura em Educação Artística – Habilitação em Música, ambos pela UFG. Cursou a Especialização em Música do Século XX (Universidade Federal da Paraíba), é Mestre em Educação Brasileira e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFG. Pesquisa e dedica-se à Formação do Professor de Música, bem como à Musicalização Infantil. Em 2020 realizou visita orientada ao Instituto Dalcroze em Genebra, Suíça, onde participou de aulas ministradas a diferentes cursos desta instituição.
Sobre o projeto “Conecta – Compartilhando Saberes”
O “Conecta – Compartilhando Saberes” é uma iniciativa da Produção Cultural e Comunicação do ITEGO em Artes Basileu França, que traz um novo formato de lives 100% virtuais para informar e entreter o público amante da Arte durante o período de distanciamento social ocasionado pela pandemia do novo coronavírus.
Cabe salientar que o projeto “Conecta – Compartilhando Saberes” abrange a campanha “Arte Solidária”. Esta ação foi criada pela Associação de Pais e Mestres do Basileu França, com o apoio do ITEGO em Artes Basileu França e visa arrecadar alimentos para beneficiar a classe artística, em que muitos se encontram em situação de vulnerabilidade por conta da crise provocada pela pandemia. As doações podem ser feitas no Basileu França, situado à Avenida Universitária nº 1750, no Setor Leste Universitário. Já para aqueles que pretendem se cadastrar e ser um(a) beneficiário(a) da campanha, basta acessar o seguinte endereço eletrônico: www.basileufranca.com.br/soulidario.
A produção do “Conecta” conta com a participação de um voluntariado dedicado e interessado em contribuir com conteúdos, a fim de enriquecer a vida das pessoas. É composta por: Meire Marques, Simone Malta, João Arthur Amarilla, Rosângela Porto e Fagner Brito.
Sobre a Escola do Futuro em Artes Basileu França
A Escola do Futuro em Artes Basileu França teve origem em 1967, na Escola de Artes Veiga Valle. A instituição possui como missão oferecer capacitação artística, desde o início até a formação superior, nas seguintes áreas: Arte Educação, Arte Inclusão, Artes Visuais, Circo, Dança, Música, Superior de Tecnologia em Produção Cênica e Teatro. Atualmente, diversos grupos da Escola de Arte são reconhecidos nacional e internacionalmente, como o Balé do Teatro-Escola Basileu França, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), dentre outros.