Patricia Finotti

(crédito: Renato Mangolin)

zeroum comunicação / Larissa Mundim

Artistas circenses de três regiões brasileiras se apresentam, este final de semana, no circuito Brasilusão, projeto de circulação nacional realizado a partir de Goiás. Com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, a programação on-line (ao vivo e gravada) contempla trabalhos de 26 estados e do Distrito Federal, além de 27 apresentações do Palhaço Moleza (GO). A transmissão será realizada pelo canal Maroja Produções no Youtube.

Representando Minas Gerais, a Cia Circunstância performa o espetáculo “Circo em Família”, na sexta (22/10), transmitido ao vivo, às 20 horas. No sábado (23/10), o Brasilusão programa a Lacarta Circo Teatro, do Espírito Santo, se apresenta com “Em Dose Dupla”, às 20 horas. Em seguida, na mesma noite, os artistas Glaucy Fragoso e Gian Lucas, do Rio de Janeiro, trazem o curta-metragem “Grande Demais Para Uma ─ Pequeno Demais Para Duas”, às 20h30.

Inspirado no cinema mudo, em comediantes do cinema e da comédia física, “Grande Demais Para Uma ─ Pequeno Demais Para Duas”, narra a disputa de território entre duas pessoas interessadas no mesmo banco para passar a noite. Um olhar cômico e poético sobre a realidade crua de quem mora nas ruas. Uma dança sutil e sarcástica sobre uma guerra braba por espaço nas grandes cidades. Um retrato ridículo sobre o quotidiano comum de dois indivíduos buscando suprir a mesma simples necessidade, ter um local pra dormir.

O nordeste estreia no Circuito Brasilusão com o grupo baiano Circo da Lua, com o espetáculo “Encontro Mágico”, no 24 de outubro (domingo), às 20 horas. Abrindo esta e as outras performances e exibições do circuito, Diogo Maroja traz ao público “Moleza Leveza na Terra das Ilusões”, sempre às 19 horas. Premiado em 2015 pelo Fundo Estadual de Cultura de Goiás, o espetáculo narra as peripécias do Palhaço Moleza pela Terra, um planeta onde tudo é ilusório. Um mix de palhaçaria que ironiza a dificuldade do homem se manter docemente iludido em um mundo caótico.

Concepção

O circuito Brasilusão se iniciou no dia 1º de outubro com o trabalho de artistas do Centro-Oeste do país: Família Santiago Santos (GO), Palhaça Superela (DF) e Palhaço Purunga (MS). “A principal ideia do circuito é mostrar um pouco da imensa variedade da produção cultural brasileira, nas artes cênicas, fomentando o intercâmbio entre a cena circense goiana e demais estados do país”, esclarece o artista Diogo Maroja, coordenador do projeto. Segundo ele,  originalmente, o circuito “Brasilusão: Uma Ilusão Continental”, consistia em um projeto de circulação presencial pelas 27 unidades federativas do país, iniciando em junho de 2020. As atividades foram virtualizadas em decorrência da pandemia da Covid-19.

SERVIÇO

PROGRAMAÇÃO DE FINAL DE SEMANA

Brasilusão: Uma ilusão continental

Canal: Maroja Produções (Youtube)

 

22/10/2021 (sexta)

19h – Moleza Leveza na Terra das Ilusões, com Palhaço Moleza/Diogo Maroja (GO) │ ao vivo

20h – Circo em Família, com Cia Circunstância (MG) │ ao vivo

Link Acesso: https://youtu.be/tvDhuMna3Pk

23/10/2021 (sábado)

19h – Moleza Leveza na Terra das Ilusões, com Palhaço Moleza/Diogo Maroja (GO) │ gravado

20h – Em Dose Dupla, com Lacarta Circo Teatro (ES) │ gravado

20h30 – Grande demais para uma  Pequeno demais para duas, com Glaucy Fragoso e Gian Lucas (RJ) │ gravado

Link Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=LRdfO7cgKQc

24/10/2021 (domingo)

19h – Moleza Leveza na Terra das Ilusões, com Palhaço Moleza/Diogo Maroja (GO) │ gravado

20h – Em Encontro Mágico, com Circo da Lua (BA) │ ao vivo

Link Acesso: https://youtu.be/q76XWpgHHiQ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.