
Francis Teles
A Colettiva Preta, ação produzida e idealizada por Renata Caetano, reunindo 28 Afro Indígenas Empreendedoras, que protagonizam a gestão de micro e pequenos empreendimentos da economia criativa, moda, artesanato, gastronomia e produção cultural, tem como objetivo a geração de renda, superação da vulnerabilidade econômica, fortalecimento e valorização de Negócios Gestados por Mulheres Negras.
A proposta de realização da Colettiva Preta surgiu a partir da necessidade de gestar espaços e ações de enfrentamento ao racismo, e de superação dos efeitos provocados pela pandemia da COVID-19, criando oportunidades de recuperação econômica, geração de renda, difusão cultural, impactando diretamente empreendimentos gestados por mulheres negras, indígenas e periféricas. Com isso, propõe ser uma ação colaborativa de conexão ancestral, de força e encontro de potências que protagonizam processos de empoderamento e de emancipação econômica, política e social da população negra, sobretudo as mulheres negras.
Diante desta proposta, pretende-se edificar uma agenda permanente no formato de circuito Colettiva Preta em diversos espaços comerciais e culturais no estado de Goiás, podendo assim ampliar e se consolidar como importante ação de fortalecimento da economia criativa, baseadas no impacto socioambiental e fortalecimento de negócios liderados por mulheres negras.
A realização da Colettiva Preta em parceria com Sesc- Goiás, contará com mostra de Feira, oficinas, apresentações, exposição multicultural de mulheres negras nos dias 17,18,19 de março de 2022, na escola Sesc- na Rua 19, 260, centro- Goiânia.
Programação Colettiva Preta – Feira, oficinas, apresentações, exposição multicultural de mulheres negras
PROGRAMAÇÃO PRIMEIRO DIA
Quinta-feira
17/03/2022
Exposição Colettiva Preta
Horário: 14h as 21h
Vespertino
Oficina Cultura e estética negra: Penteados, tranças e de Ojá, amarração de Turbantes
Horário: 16h
Resumo:
Propõe levantar reflexões acerca da cultura e estética negra na sociedade brasileira, ligado aos penteados, tranças e o uso do Ojá demonstrando as diversas possibilidades de amarração de turbantes;
Oficineiras; Erika Santos e Maria Jardim
PROGRAMAÇÃO SEGUNDO DIA
Sexta-feira
18/03/2022
Exposição Colettiva Preta
Horário: 14h as 21h
Vespertino
*Show na Varanda – Thayná Janaína
Horário: 12h
Noturno
Espetáculo: Vozes Negras
Horário: 20h
Resumo:
O Show Vozes Negras foi criado exclusivamente para acompanhar a Feira das Pretas +. Todos os quatro artistas com carreira solo e consolidada, juntam-se para promover este Encontro especial.É composto pelo canto de Milca Francielle e performance de Renata Caetano, com acompanhamento do músico Diego Amaral, e coreografado por Luciana Caetano. O roteiro que trás a cena as manifestações afro brasileiras. A base do roteiro musical tem como menção a nossa grande representante da música popular brasileira Elza Soares, onde percorremos desde “Mulher do Fim do Mundo” até “A Carne”. Vozes Negras reflete nosso Brasil, poeticamente construímos através das músicas da Diva Elza Soares este panorama histórico de passado e presente. Roteiro Criado no presente pandêmico onde nos indignamos de como ficou escancarado o racismo estrutural, como nossa população negra sofre politica e economicamente neste momento.E ao mesmo tempo navegamos por 1(uma) hora de espetáculo pelos Mares de nossas Belezas e Força Ancestral toda a Potência Preta que temos!
PROGRAMAÇÃO TERCEIRO DIA
Sábado
19/03/2022
Exposição Colettiva Preta
Horário: 10h as 18h
Matutino
Oficinas:
1. Oficina Produtos Pedagógicos
Horário: 09:30 as 12:30h
Resumo:
Um encontro voltado aos docentes e famílias. Assim, foi pensada e construída a oficina de produtos pedagógicos. No diálogo com o docente: As práticas e métodos aplicados pelos educadores no processo de ensino- aprendizagem das relações étnico-raciais devem ser trabalhadas e aplicadas de forma didática em sala, aonde estas atividades voltadas ao tema tem que buscar favorecer um novo olhar sobre a temática, assim que proponho pensarmos produtos pedagógicos, sendo estes para além das salas e muros da escola, que permeie também o dia-a-dia e o lar da criança.
*Dramas ao Cubo – Nu Escuro
Horário: 10h
Vespertino
*Show na Varanda – Thayná Janaína
Horário: 12h
*Histórias do Conta aí
Horário: 13:30h
*Dramas ao Cubo
Horário: 16h
*Histórias do Conta aí
Horário: 17h