Nesta quinta-feira (23), Cavalcante sediará o EncontrARTE, um evento de artes integradas que levará atividades artísticas, culturais e pedagógicas para cerca de 300 alunos da Escola Municipal Tia Cici. A programação, que é idealizada e organizada pelos estudantes do curso de Produção Cultural, promovido pela Federação de Teatro de Goiás (FETEG) no município, será realizada das 7 às 19 horas e contará com oficinas de jogos teatrais e pedagógicos, pipa, pintura de muro, tie-dye, confecção de bonecas kalunga, capoeira e raízes medicinais, além de ambientação com personagens, teatro, música, roda de conversa, mostra de filmes e lanche junino.
Além de oferecer experiências enriquecedoras para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a iniciativa tem a proposta de levar conhecimentos, de forma lúdica e didática, sobre a diversidade cultural e artística do município e ainda possibilitar o desenvolvimento e a compreensão sobre a sociedade em que vivem. O evento também marca o encerramento do curso gratuito de Produção Cultural da FETEG, sendo um espaço para alunas/os colocarem em prática os aprendizados e trocas feitas ao longo da formação, cujo objetivo é capacitar agentes culturais para o enfrentamento das novas condições de produção cultural, considerando os impactos da pandemia da Covid-19.
O curso de Produção Cultural integra o Projeto EncontrARTE, uma realização da FETEG em parceria com o Ministério do Turismo, a Secretaria Especial da Cultura e a Secretaria Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Elias Vaz. O projeto, que está sendo desenvolvido nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Cavalcante, ainda inclui formações de teatro e musicalização, um Seminário da FETEG e a produção de quatro web séries.
Programação
-Ambientação: A multiartista Rê Santos será a responsável pela recepção dos alunos, com suas personagens Filha da Folha, no período matutino, e Luzita Palhacinha, no vespertino. A primeira é uma protetora ambiental inspirada na Caipora, com textos da poetisa Cora Coralina. Já a segunda é uma personagem lúdica, amável e encantada por crianças.
-Conversa sobre a BNCC: Voltada para professores, a roda de conversa comandada pela educadora mestra em Filosofia Juliana Damazio abordará os parâmetros básicos da Base Nacional Comum Curricular, contemplando relatos de experiências e as percepções trazidas pelas educadoras participantes.
-Jogos teatrais pedagógicos: Além de trazer o lúdico para a sala de aula, despertando nas crianças o improviso, a criatividade, o relacionamento, a percepção e a observação, o ator, diretor de teatro, pedagogo e gestor escolar Arilton Lopes Rocha (Tom) promete trabalhar o imaginário dos participantes com os jogos teatrais pedagógicos.
-Pipas: Com trabalhos em centros culturais na cidade de Brasília, junto a projetos educativos, oficinas e mediações de exposições com o público escolar, o artista visual Fabian Lopes compartilhará o fazer e o brincar de pipa, do cabresto a rabiola, contemplando o desenvolvimento lúdico e motor da brincadeira.
-Pintura mural: César e Rubi, artistas visuais da cidade de Cavalcante, elaborarão uma pintura mural junto com as crianças da Escola Tia Cici. Além de deixar uma paisagem artística feita pelos próprios alunos, a proposta é incentivar as capacidades artísticas, interações interpessoais e oferecer um momento lúdico através da pintura.
-Tie-dye: O bioconstrutor e artista de tie-dye Mauro levará para as crianças uma oficina de tie-dye com a proposta de gerar uma nova visão das possibilidades criativas e mostrar como é possível transformar uma peça de roupas ou algum tecido em uma arte para vestir ou criar decorações.
-Capoeira: Conhecer e brincar a capoeira, movimentando o corpo, ampliando a percepção de si, dos outros e do espaço, assim como a memória, a criatividade e a coletividade. Esta é a proposta da oficina que será ministrada pelo professor de capoeira Breno Sérgio Santos, o “Timidez”, transmissor da prática no município.
-Confecção de bonecas: A artesã Dona Doralice irá ensinar às crianças como dar vida à uma boneca de pano a partir de tecidos, linhas, agulhas e de todo o saber artesanal e tradicional que ela possui. A oficina proporcionará o desenvolvimento da coordenação motora, da ludicidade e criatividade, além do contato com um brincar tradicional.
-Raízes: Mestras do saber sobre as raízes do cerrado, Dona Cecilia e Dona Geovania apresentarão às crianças e adultos algumas plantas do cerrado que são utilizadas há muito tempo no auxílio da humanidade; o uso de algumas raízes, cascas e folhas do cerrado; as suas propriedades; história de uso na comunidade; para que é indicada; e como deve ser feito o uso.
-Teatro: O grupo de teatro coordenado pelo aluno do curso de Produção Cultural Deusino irá encenar a peça “Diga não ao Veto da Cultura”. Além de apresentar um breve resumo da proposta do presidente de vetar a secretaria de cultura, o teatro terá encenações de defesas e votações dos diferentes agentes envolvidos.
-Tranças: As trancistas Rubiane e Paulinha transmitirão o valor ancestral de trançar os cabelos, que é sinônimo de resistência e resiliência, um ato político contra uma sociedade que postula uma estética hegemônica branca e um saber-fazer ancestral que não sucumbiu à escravidão, a colonialidade e à depravação da discriminação racial persistente.
-Tecido acrobático: Dani Sélos, professora de tecido acrobático, designer e ilustradora, fará uma apresentação no tecido acrobático com a intenção de despertar nas crianças o interesse pelas artes e acrobacia aérea, incentivando diferentes maneiras de expressão artística de forma lúdica e divertida e valorizando esse instrumento tão poderoso que é o nosso próprio corpo.
-Música e dança: O Grupo Flores e Frutos, do Quilombo Kalunga Sussa, levará para as crianças uma das tradições mais ricas de Cavalcante. A apresentação artística musical e dançante vem enriquecer as crianças com seus valores ancestrais e trazer a referência de que somos movimento e alegria.
-Janelas Raízes: Uma pequena mostra que irá apresentar alguns dos 26 curtas de Rê Santos, cujo projeto consiste na valorização e fortalecimento do patrimônio imaterial da região Centro-Oeste. Sua relevância está na preservação das raízes das culturas e dos saberes tradicionais.
-Filmes: Mostra audiovisual produzida pelos alunos do curso do Encontrarte Cavalcante, como resultado das aulas de Educomunicacão, ministrada pelo professor Gerson Neto, com o objetivo de incentivar as crianças na produção audiovisual independente.
-Pocket shows: O cantor, professor de canto, músico e instrumentista Valery, integrante da banda Baião com Dois, animará o encerramento do evento com seu repertório brasileiro, marcado por contagiantes releituras e interpretações em forró pé de serra. A cantora e professora/coordenadora do curso Rainy Ághata também se apresentará na ocasião, com uma seleção que passa por diversos estilos da MPB, que vão do samba à bossa nova.