Patricia Finotti

Depois de passar por Curitiba, programa inédito de empreendedorismo vai capacitar profissionais peruqueiros goianos entre 9 e 31 de agosto. Ao fim do percurso cerca de 100 novos especialistas terão sido formados, com a perspectiva de ampliar a entrega gratuita de perucas a pacientes em tratamento do câncer

PROJETO FORÇA NA PERUCA - 4

Criado pela Fundação Laço Rosa para resgatar a autoestima de mulheres em tratamento de quimioterapia, o programa Força na Peruca, para formação de peruqueiros, este ano expande seu alcance cruzando regiões. Com o apoio da campanha #fortalizese (www.fortalizese.com.br), do Governo australiano e da Truckvan, empresa especializada na fabricação de soluções sobre rodas, um caminhão escola iniciou seu percurso em Curitiba e agora segue para Goiânia, onde permanecerá entre 9 e 31 de agosto no Buriti Shopping, posteriormente seguindo viagem para outras três cidades brasileiras: Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. O projeto itinerante, além de possibilitar a entrega de perucas a mais pacientes em tratamento do câncer, vai capacitar 100 novos profissionais pelo Brasil para a confecção do acessório.

“O Força na Peruca itinerante é um programa nacional inédito, pensado para beneficiar toda cadeia. Pacientes que não podem pagar e que recebem um novo acessório; alunos que aprendem um ofício nobre e vivenciam a solidariedade na prática; ONGs que formam uma rede de peruqueiros solidários; doadores que entendem que a doação de cabelo vai muito além do corte; e sociedade civil que se emociona com todo processo”, comemora a presidente voluntária da Laço Rosa, Marcelle Medeiros, lembrando que todos os locais escolhidos para receber a unidade móvel também contarão com postos de coleta de cabelos e doação de perucas para pacientes da Fundação Laço Rosa.

Marcelle conta que que a escassez de profissionais capacitados para a confecção das perucas sempre foi um problema e, por este motivo, em 2016, foi criada a campanha nacional #fortalizese, idealizada por Exímia, unidade de negócios da FQM Farmoquímica, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que tornou possível o projeto Força na Peruca. “Juntos, estamos tornando possível e vendo crescer um projeto antigo da Laço Rosa: a criação de uma rede solidária de doadores por todo o País, que convoca a participação de toda a população”, diz Vitor Cunha, gerente de produtos da linha Exímia, destacando que, no ano passado, o programa recebeu a adesão de mais de 13 mil doadores em sua plataforma on-line, transformando a vida de 20 alunos, e consequentemente suas famílias, das primeiras turmas do Força na Peruca no Rio de Janeiro e ampliando em 30% a fabricação das perucas.

Sobre o Força na Peruca em Goiânia

Durante os 22 dias em que o projeto Força na Peruca estará em Goiânia, de segunda a segunda, os alunos participarão de aulas práticas, nas quais terão a oportunidade de aprender todo o processo produtivo das perucas. Em seguida, eles poderão fixar o conteúdo teórico à distância e obter informações pertinentes à geração de renda, por meio de uma plataforma on-line que possibilitará contato com disciplinas relacionadas a finanças pessoais, marketing e empreendedorismo.

“Ao final do curso, os participantes, estimulados por metodologias de Design Thinking e Canva, também estarão capacitados para se tornarem empreendedores, donos de seu próprio negócio localmente e aptos a ajudarem as ONGs locais na produção de perucas. A formatura das turmas é um momento muito emocionante porque a prova final é a entrega de uma peruca personalizada a um paciente e também um momento de muita alegria por todas as barreiras enfrentadas pelos alunos para conseguirem o certificado”, diz Marcelle, seguida por Alcides Braga, sócio-diretor da Truckvan, empresa que produziu a unidade móvel, que reforça que “este projeto fará com que as pessoas se sintam ilimitadas, pois oferecerá tudo que elas precisam para desenvolver suas habilidades: autoestima, empreendedorismo e capacitação profissional”.

Logo após a passagem pela cidade, o caminhão escola faz uma rápida parada no Distrito Federal, sede da Embaixada Australiana, uma das patrocinadoras do programa, e depois segue para Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Em cada uma dessas praças, o projeto terá um parceiro de perucas local para certificar os alunos e elegerá uma ONG para receber a doação das perucas. (Kasane 360º)

SERVIÇO

Goiânia – BURITI SHOPPING

Data: 9 a 30 de agosto

Parceiro local: Cora (Centro de Diagnóstico do Câncer de Mama)

Local: Buriti Shopping (Avenida Rio Verde, Quadras 102/104 – Vila São Tomaz)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.