Patricia Finotti

image004

Hoje, apenas algumas semanas antes dos fãs de esportes do mundo todo voltarem seus olhares para o Rio, nós te convidamos a descobrir a história do monumento mais emblemático do Rio de Janeiro – o Cristo Redentor – no Instituto Cultural do Google, em g.co/riodejaneiro. Conhecido por ser o maior monumento no Rio e um dos marcos históricos mais famosos do mundo, agora, ele pode ser descoberto de uma forma totalmente nova, com apenas alguns cliques.

Dê um passeio pela icônica Escadaria Selarón, coberta com um mosaico de azulejos, explore a famosa obra de Thomaz Farkas, fotografando o Cristo Redentor à noite, e aprenda sobre como era o Morro do Corcovado antes do Cristo.

Para esta ocasião, contamos com a parceria do Instituto Moreira Salles para trazer pela primeira vez, online, uma coleção de nove fotografias históricas, incluindo a vista aérea da construção do Cristo Redentor, datada de 1906, e a missa de inauguração da estátua, em 1931, com a presença do Presidente do Brasil.

A exposição digital conta a história da origem do monumento, considerado um grande marco na engenharia civil brasileira do século 20, e da relação entre o monumento e seus arredores, mostrando perspectivas inéditas do território do Corcovado antes e depois da construção.

O que é o Instituto Cultural do Google?

O Instituto Cultural do Google (g.co/riodejaneiro) e seus parceiros estão colocando os tesouros culturais do mundo ao alcance de todos. Ele desenvolve ferramentas para ajudar as instituições culturais a darem acesso à cultura do mundo, preservar o nosso património diversificado e melhorar a experiência cultural das pessoas. O Instituto Cultural do Google já fez parcerias com mais de 1000 instituições de 70 países, criando uma plataforma para mais de 200 mil obras de arte e um total de 6 milhões de fotos, vídeos, manuscritos e outros documentos de arte, cultura e história. As exposições do Instituto Cultural do Google estão abertas a todos, online, de graça na web e, também, no novo aplicativo móvel Arts & Culture disponível para iOS e Android. (Ketchum)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.