Bastidores Assessoria de Comunicação
A Certificação da acreditação foi realizada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e comprova que a unidade do Governo de Goiás, em Aparecida de Goiânia, atende aos padrões e requisitos de qualidade e segurança do paciente
O Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa), gerido pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH) há 10 anos, manteve a certificação ONA (Organização Nacional de Acreditação) – Nível II, após ser submetido ao processo de manutenção do selo da Acreditação Pleno Nível II. A visita foi realizada pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), que avaliou o desempenho das ações da instituição nos dias 27 e 28 de abril deste ano. A unidade do Governo de Goiás, em Aparecida de Goiânia, recebeu o resultado de aprovação no dia 17 de maio, porém só pôde ser amplamente divulgado após publicação oficial do relatório final por parte da ONA, feita em junho.
A gerente de Qualidade do IGH Goiás, Michele Silveira, explicou que, após visita e auditoria, o resultado comprova a qualidade que os processos vem sendo desenvolvidos para a manutenção da certificação ONA Nível II. “Esse resultado mostra a maturidade em nossos processos, bem como a responsabilidade e preocupação dos gestores com a qualificação e desempenho nas ações, e o envolvimento do quadro de colaboradores, com foco na gestão integrada e o cuidado centrado no paciente, gerando valores na entrega do resultado”, destacou Michele. Vários fatores contribuíram para manutenção da certificação, dentre eles, não receber nenhuma não-conformidade nos padrões ONA de forma sistêmica, além dos processos ocorrerem de maneira fluida e com plena comunicação entre as áreas. A certificação ONA Nível II é um método de avaliação e certificação que comprova, através de requisitos, a qualidade e a segurança da assistência de saúde prestada em hospitais. As gerentes de qualidade do IGH em Goiás e da Bahia, representada por Renata Damasceno, acompanharam as áreas durante todo o processo de avaliação, contribuindo para a manutenção do selo de qualidade e segurança nos serviços ofertados aos pacientes.
Para a diretora geral do Heapa, Flávia Rosemberg, “a vibração e engajamento da equipe ficou evidente no momento do anúncio da recertificação feito pelos avaliadores do Ibes, que chegaram a dizer que não parecia uma visita de manutenção e sim de uma primeira certificação. Isso demonstra um clima de total comprometimento entre toda equipe, que reflete diretamente no atendimento ao nosso paciente”, ressaltou Flávia. Já a diretora técnica, Dandara Oliveira, disse que o desejo de aprimorar na segurança do paciente, protocolos seguros e humanizados seguem vivos, visando sempre na melhoria contínua. “Os nossos esforços para que os processos sejam cumpridos é uma forma de reconhecer que estamos fazendo nosso trabalho de forma ímpar. E, se estamos recebendo um retorno como este, é porque estamos impactando de forma positiva a vida dos nossos pacientes”, refletiu.
A caminho da Certificação ONA III – O selo de Acreditação Pleno é válido por um ano e valida o compromisso do Heapa perante à sociedade, com a qualidade e segurança nos atendimentos de saúde prestados aos pacientes. Até o final de 2023, a instituição vai pleitear, de acordo com a gerente de Qualidade do IGH/GO, a certificação ONA Nível III. “Nossa meta é atingir o grau máximo de reconhecimento da excelência dos serviços prestados no Heapa, entrando para o seleto grupo de instituições brasileiras reconhecidas com o selo de qualidade nacional e internacional”, afirmou Michele Silveira.