Pamella Cardoso

Realizado com apoio da Microsoft, o programa Meu Primeiro Site tem como objetivo capacitar alunos da rede pública para enfrentar os desafios do século XXI e mostrar que qualquer pessoa pode aprender a programar. Inscrições vão até dia 10 de agosto
Para capacitar jovens que desejam ingressar no mercado da tecnologia e que se interessam pelo universo da programação, a Junior Achievement, uma das maiores organizações focada em impulsionar o futuro dos jovens, abriu as inscrições para as turmas de agosto do programa 100% online e gratuito Meu Primeiro Site. Para participar, os candidatos devem se inscrever até segunda-feira, 10 de agosto, no link: bit.ly/inscriçãomeuprimeirosite. O programa conta com aulas e exercícios virtuais, plantão de dúvidas com professores por meio de plataforma com conteúdo para estudo e um fórum para discussão com outros participantes.
Realizado com apoio da Microsoft, a JA Brasil recebeu a inscrição de 11 estados interessados em executar o programa, mas apenas 4 foram selecionados: Goiás, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. O programa deve alcançar 1400 estudantes de todo o país, sendo 350 só em Goiás. As primeiras turmas do Meu Primeiro Site aconteceram em julho, e tiveram duração de três semanas. O programa é destinado para jovens entre 15 e 22 anos, que estudam ou que já se formaram no ensino médio de escolas da rede pública de qualquer estado do país.
Durante o programa, os alunos serão apresentados a conceitos e ferramentas que os ajudarão a desenvolver as habilidades necessárias para a criação de seu primeiro site. Os participantes vão conhecer os fundamentos do pensamento computacional e da estrutura cliente-servidor, participar de aulas dinâmicas dentro do ambiente virtual do jogo Minecraft e aprender noções de HTML e CSS, duas das principais linguagens de programação.
Para participar não é preciso ter experiência ou conhecimento prévio em programação. Entretanto, é importante que o aluno tenha acesso à internet e computador, para poder acompanhar as aulas, realizar as atividades e o projeto final. Ao final do curso, os alunos receberão um certificado expedido pela JA Brasil com apoio da Microsoft. Além disso, um júri avaliará os melhores projetos e os dois melhores ganharão uma bolsa de estudos de até R$ 2 mil para prosseguirem com a formação na área de tecnologia.
O programa Meu Primeiro Site faz parte de uma iniciativa mais ampla da JA Brasil, que reúne uma série de cursos gratuitos e 100% online, destinados aos jovens da rede pública. Este ambiente digital pode ser acessado pelo link: https://jabrasilonline.org.br/
O projeto teve início no começo de abril deste ano, com o curso JA Startup, realizado em parceria com a escola de negócios StartSe e a empresa Gerdau. O programa oferece noções de empreendedorismo aos participantes e os ajuda a criar e desenvolver suas próprias startups. Em seguida, veio o programa Futuro do Trabalho, que busca incentivar estudantes a refletir sobre suas habilidades socioemocionais e preferências ao escolher uma carreira. O terceiro curso a integrar a plataforma foi o Conectado com o Amanhã. O programa tem como objetivo mostrar se destacar no mercado de trabalho e conquistar a primeira vaga de emprego. Em breve, o programa Innovation Camp também deve ganhar uma versão online.
Junior Achievement
No Brasil há 37 anos, a JA impulsiona o futuro de diversos jovens. Com uma rede de 150 mil voluntários espalhados em 26 estados e no Distrito Federal, já impactou 5 milhões de estudantes de 2.500 escolas, dos ensinos fundamental e médio. Por ano, são atendidos, em média, 320 mil jovens. A organização estimula e desenvolve estudantes para o mercado de trabalho, sempre com o espírito de mão na massa. Em Goiás, a Júnior Achievement Goiás foi fundada em dezembro de 2002, já atendeu desde então mais de 170 mil alunos através do trabalho de mais de 9 mil voluntários e a parceria de 49 empresas do Estado.