
Bartira Betini Nunes
Carretera DKW Vemag Mickey Mouse será exibida no evento, que acontece em Águas de Lindóia de 21 a 24 de abril
Lenda do automobilismo nacional, o Carretera DKW Vemag, que ganhou o codinome de Mickey Mouse, é uma das estrelas do 7º Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA), que acontece em Águas de Lindóia, de 21 a 24 de abril. O bólido é um marco na história das corridas de automóveis no País, já foi pilotado por Juan Manuel Fangio, Mario Cesar de Camargo Filho e Flodoaldo Arouca, o Volante 13, apelido usado para não ser reconhecido pela família.
A 7ª edição do maior encontro de veículos antigos do Brasil espera receber 400 mil pessoas. O evento reúne em torno de 1.700 veículos, dos quais ao menos 700 estarão à venda. A exposição apresenta uma ampla diversidade de estilos, que vão dos clássicos originais aos customizados, como os hot rods, streets e até os gigantes caminhões. A entrada é gratuita para visitantes durante todos os dias de visitação.
Além da lenda Carretera DKW Vemag Mickey Mouse, que poderá ser apreciada pelos amantes do automobilismo, o evento terá atrações como concurso de elegância, concurso Em Busca do Brilho Perfeito, 3ª Batalha dos Construtores, 2º Grande Leilão de Veículos Antigos de Águas de Lindóia em parceria com o Circuito de Leilões e a maior feira de peças, antiguidades e artigos para restauração da América Latina.
O espaço de quase 70 mil m² conta com praça de alimentação completa com mais de 1.500 m² para atender o público, 450 estandes com peças para restauração, memorabília, miniaturas colecionáveis, camisetas personalizadas, brinquedos antigos, antiguidades em geral, entre outras atrações. “Águas de Lindóia é sinônimo de carros antigos e há anos recebe colecionadores e entusiastas do gênero que vêm de diversas partes do país conferir o evento”, afirma Junior Abonante, um dos organizadores do EBAA.
Mickey Mouse
A Carretera DKW Vemag é um carro de corrida brasileiro desenvolvido e construído pelo departamento de competições da equipe oficial da Vemag na década 1960. Com projeto idealizado pelo chefe da Equipe Vemag, Jorge Lettry, a carroceria e o chassi foram encurtados e o teto rebaixado, para o bom desempenho em circuitos de rua, que eram realizados corriqueiramente na época.
Logo que o carro ficou pronto, ganhou o apelido de Mickey Mouse por sua forma. No dia da apresentação do carro em Interlagos, a Equipe Vemag convidou o pentacampeão mundial de Fórmula 1 Juan Manuel Fangio para participar do evento e pilotar o carro. Na Equipe Vemag, o piloto do possante era Marinho, Mario Cesar de Camargo Filho.
Quando a equipe deixou de existir, Luiz Braidatto comprou o extinto departamento de competições da Vemag e levou Mickey Mouse para sua oficina numa concessionária DKW, onde fez novas modificações. A direção do bólido foi entregue a Flodoaldo Arouca, o Volante 13, importante piloto da década de 1960, época áurea do automobilismo brasileiro, correndo sempre com veículos da marca DKW.
“O Mickey Mouse estava encostado nas dependências da Vemag porque ninguém tinha peito para tocá-lo e eu consegui comprá-lo. Levamos o Mickey e conseguimos efetuar modificações na aerodinâmica que tornou o carro mais estável”, afirmou Braidatto em um texto publicado em blogs especializados. As modificações incluíram um motor de 92cv para corridas rápidas, alto giro, sem marcha lenta, provido de pistões especiais, um só anel por pistão, virabrequim especial alemão, carburação Weber individual, bomba de gasolina dupla de alta vazão, inexistente na época.
“Conseguimos muitos outros componentes, todos tecnicamente melhorados, caprichosamente aprimorados, que afinavam o conjunto. O meu amigo chamado Arouca, o Volante Treze, era um piloto fora de série, um ás do volante, e o grupo que formamos era muito bom. Somente ele sabia tocar aquele bólido”, disse Braidatto na entrevista.
A razão do apelido “Volante 13” era que Arouca corria escondido na mãe, que sofria do coração, e, para não deixá-la preocupada, mantinha sua identidade em segredo. Volante 13 conseguiu bons resultados ao longo da sua carreira. Ele morreu jovem, em 1969 e a família do piloto mantém o carro até hoje, que passou por restauração completa.
Após mais de 50 anos guardada, a Carretera DKW Mickey Mouse voltou a desfilar em Interlagos num evento pré-corrida da Fórmula 1 de 2021 e agora será exposta no 7º EBAA.
Inscrições
Os expositores interessados em participar do evento devem se inscrever no site.
Serviço
7º Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA)
Data: 21 a 24 de abril de 2022
Local: Praça Adhemar de Barros, Águas de Lindóia (SP)
Informações: site do EBAA
Realização: Relicário Autos Antigos e BJ Eventos